Infectologista explica a importância da vacinação contra a gripe

Vacinação contra gripe - Foto: Divulgação

No outono e no inverno, há uma maior circulação dos vírus respiratórios, dentre eles o da Influenza, causador da gripe. Este vírus, de transmissão respiratória, tem como sintomas febre alta, tosse, congestão nasal, coriza, dor de garganta, cabeça e no corpo. Segundo a Dra. Cristiana Meirelles, pediatra, infectologista e coordenadora médica da Beep Saúde, healthtech lider em saúde domiciliar no país, crianças menores de cinco anos, idosos, gestantes e imunocomprometidos podem sofrer complicações da enfermidade, como pneumonia, insuficiência respiratória, miocardite, dentre outras.


“A vacina trivalente, que protege contra duas cepas do vírus A e uma cepa do vírus B, fornecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) contra a Influenza, é uma arma muito segura e eficaz. Na rede privada, também existe uma vacina que amplia essa proteção: a tetravalente previne a infecção por duas cepas do vírus A e duas cepas do vírus B”, explica. Apesar da importância da imunização, apenas 58% do público-alvo da campanha nacional de vacinação contra a influenza já foi vacinado neste ano, segundo dados atualizados do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI).

Cristiana destaca, ainda, que a primeira vez que a pessoa recebe a vacina contra a gripe, com seis meses de vida, deve ser feita em duas doses no intervalo de trinta dias. Depois desta, todos os cidadãos devem se vacinar anualmente, pois os anticorpos contra o Influenza reduzem com o passar do tempo, diminuindo a imunidade. “As vacinas são modificadas todos os anos conforme a prevalência dos vírus que mais circularam no ano anterior. Além da imunização em dia, higienizar as mãos e o uso de máscaras podem impedir a propagação da doença”, finaliza.

Sobre a Beep Saúde

A Beep Saúde é uma healthtech brasileira líder em saúde domiciliar. A startup, 100% digital, oferece serviço de vacinação e exames laboratoriais, de domingo a domingo, com custo acessível e sem taxas adicionais. Fundada em 2016 pelo médico e empreendedor Vander Corteze, a Beep tem investidores como Valor Capital, DNA Capital, Endeavor Catalyst e David Vélez (fundador e CEO do Nubank). A empresa já opera nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Paraná, Espírito Santo e Pernambuco e possui parceria com os principais planos de saúde do Brasil. Com o propósito de levar as melhores experiências aos clientes, a startup une tecnologia, excelência no atendimento e carinho humano.

Artigo anteriorAmazonastur inicia Plano de Ordenamento Turístico em comunidades indígenas
Próximo artigoAmazonas Energia está proibida de instalar os ‘medidores aéreos’ nos postes

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui