
Iniciativa criada com o propósito de acelerar novas lideranças políticas, o RenovaBR encerra no dia 31 de outubro as inscrições de seu processo seletivo de bolsistas. O programa irá capacitar novos talentos que queiram ingressar na política brasileira, podendo candidatar-se a uma vaga no Congresso Nacional em 2018.
O RenovaBR mobilizará recursos de pessoas físicas motivadas exclusivamente pelo interesse público para dar a novas caras de todo o país a oportunidade de transformar a política brasileira e servir a sociedade. A contrapartida esperada para as bolsas é simples: compromisso com transparência, com a ética e a democracia e motivação para fazer do Brasil um país melhor. A iniciativa não é ligada a nenhum partido nem defende bandeiras específicas.
“Estamos buscando talentos que se identifiquem com as mais variadas correntes de pensamento e que ainda não tenham ocupado cargos públicos eletivos”, afirma Izabella Mattar, diretora executiva do RenovaBR. “Queremos pessoas com perfil de liderança e iniciativa, que tenham levado impactos positivos às suas comunidades, seus universos profissionais, suas organizações e associações. E, o mais importante, que tenham vontade de usar essa capacidade para promover mudanças no cenário político nacional”.

Após as inscrições e testes online, o processo seletivo passará por etapas de entrevistas e banca avaliadora. A lista de candidatos selecionados será divulgada em 31 de dezembro, e a capacitação começará no início de 2018. O programa de formação envolverá conhecimentos sobre o funcionamento do Legislativo, comunicação, autoconhecimento, elaboração de campanha e desafios do Brasil. Haverá aulas online e também presenciais, em São Paulo, com despesas de viagem custeadas pelo RenovaBR. A bolsa de estudos tem o objetivo de permitir que a pessoa mantenha o foco na sua formação e carreira política, e os valores variam de acordo com custo de vida por localidade e necessidade do participante.
Levantamento recente do Congresso em Foco apontou que quase um terço dos deputados federais são investigados pelo Supremo Tribunal Federal. Além disso, 79% das pessoas gostariam de ver candidatos “de fora da política” nas eleições de 2018, segundo pesquisa do Ideia Big Data. O RenovaBR busca incentivar esse processo e contribuir para que o Congresso seja percebido como um espaço para debates de alto nível e uma incubadora de novas lideranças. “Queremos ser um celeiro de novos talentos políticos em que as pessoas possam confiar, oferecendo à sociedade as opções de renovação que ela procura”, conclui Izabella.
As inscrições para o processo seletivo do RenovaBR devem ser feitas pelo site www.renovabr.org. Os interessados precisam ter idade mínima de 21 anos, nacionalidade brasileira, estar em pleno exercício dos direitos políticos e em dia com o alistamento eleitoral. Também nunca podem ter ocupado cargo público eletivo.