
Diferente do que vinha sendo dito nas hostes da executiva do Partido dos Trabalhadores (PT-Amazonas), as inscrições para pretensos candidatos a uma vaga de vereador na Câmara Municipal de Manaus (CMM) estão abertas há mais de um mês, tanto para os da legenda quando para os da Federação (PT, PV e PCdoB).
A informação do presidente do Diretório Municipal do PT-Manaus, Valdemir Santana, se deu após membros da executiva estadual reclamarem de que estava havendo uma demora sem fim e desnecessária para a apresentação de nomes dos prováveis candidatos do partido.

Valdemir garantiu que no último encontro, em meados de novembro/dezembro/2023, foi firmado acordo com a Federação para que sejam inscritos 42 candidatos, sendo que cada um dos três que compõem o bloco, terão direito de 16 a 17 inscritos.
Quanto aos já conhecidos cinco pré-candidatos a prefeito da capital, no momento que for escolhido um deles, os outros, automaticamente, estarão com vaga garantida como candidato a vereador. Basta quererem.
Ou seja, Santana diz que a reclamação deixa de fazer sentido, quando é fato que as inscrições foram confirmadas há quase um mês, com nomes de pré-candidatos a prefeito e vereadores, inclusive pela mídia amazonense e pelas lideranças dos partidos da Federação.