Instituições e pessoas dedicadas aos direitos dos idosos são hemenagedas na Assembleia /Am

Plenário da ALEAM recebeu dezenas de Pessoas Idosas/Foto: Divulgação
Instituições e pessoas dedidadas aos idosos são homenageadas/Divulgação
Instituições e pessoas dedidadas aos idosos são homenageadas/Divulgação
Plenário da ALEAM recebeu dezenas de Pessoas Idosas/Foto: Divulgação
Plenário da ALEAM recebeu dezenas de Pessoas Idosas/Foto: Divulgação

Por iniciativa do deputado estadual Luiz Castro (PPS), foi realizada na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), na manhã de ontem, segunda-feira (16), uma Sessão Especial em homenagem às instituições e pessoas que atuam na promoção dos direitos da pessoa idosa, sob a presidência do deputado estadual Abdala Fraxe (PMN).

Segundo o deputado Luiz Castro, a sessão foi realizada em função do “Dia de Combate à Violência Contra os Idosos”, celebrado no dia 15 de junho, data propícia à reflexão pelas diversas formas de violência e para o reconhecimento de entidades que promovem a defesa e a ampliação dos direitos da melhor idade.


O parlamentar, que, também, é membro da Comissão Parlamentar em Defesa da Criança, do Adolescente e o Idoso da Aleam, assinalou que considera os abusos à melhor idade uma das mais cruéis formas de violação dos direitos humanos. “Além da violência doméstica, infelizmente, é muito comum, vermos agressões contra os mais velhos até em espaços públicos e institucionais. Isso não pode continuar”, ressaltou.

Durante a sessão, Luiz Castro propôs que o Poder Público promova campanhas educativas e ações de atendimento digno aos idosos, resguardando os direitos da pessoa idosa, a fim de prevenir e erradicar à violência contra aqueles que, em idade avançada necessitam de saúde, de lazer e do respeito da sociedade.

Em seus discursos, a deputada Conceição Sampaio (PP),  a representante do Fórum Permanente do Idoso, Valcilene de Oliveira, a presidente da Fundação Dr. Thomas, Marta Moutinho, o vice-presidente do Conselho Estadual do Idoso do Amazonas, Jorge Wagner Lopes, e o coordenador da Universidade Aberta da Terceira Idade UNATI/UEA, Euler Ribeiro, foram unânimes em afirmar da necessidade de se colocar em primeiro plano o direito do idoso a uma vida sem violência,  com tratamento digno por parte do Poder Público, dos familiares e da sociedade. Para eles, esse tema tem como objetivo buscar o compromisso dos órgãos governamentais junto à sociedade, para combater a violência contra o idoso considerada uma grave violação aos direitos humanos.

Na ocasião, além da exibição de um vídeo institucional, retratando o constrangimento que muitos idosos sofrem, e da apresentação de dois grupos de danças formados por idosos, foram entregues placas comemorativas às pessoas e instituições que atuam na causa da pessoa idosa.

A sessão, também, contou com a presença do subsecretário  municipal da Juventude,  Rodrigues Guedes, representando o prefeito de Manaus; do secretário de Estado da Juventude, Desporto e Lazer, Antonio Eduardo Ditzel; do secretário executivo adjunto, Francisco Sobrinho, representando o secretário de Segurança, Paulo Roberto Vital; do defensor público geral em exercício, Rafael Barbosa; do titular da Delegacia Especializada em Crimes contra o Idoso, Luiz Veiga; e da coordenadora da Pastoral da Pessoa Idosa, da Arquidiocese de Manaus, Maria das Graças de Castro.

Artigo anteriorDelegacia Móvel da SSP/Am registrou 28 ocorrências nos quatro dias da Copa, em Manaus
Próximo artigoA estreia da badalada Bélgica, e Brasil e México são as atrações desta terça na Copa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui