
Os adolescentes que cumprem medidas socioeducativas nos Centros Socioeducativos Dagmar Feitosa, Raimundo Parente e Marise Mendes, geridos pela Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania (Sejusc), participam, de 22 a 25 de junho, do Festival de Turismo e Mostra Gastronômica do Amazonas, promovido pela Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur).
O evento tem como objetivo congregar 15 municípios turísticos do Estado como uma vitrine de divulgação da gastronomia amazônica, artesanato, folclore e moda sustentável e será realizado no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques (Avenida Constantino Nery, 5001, bairro Alvorada, zona centro-oeste).
Os jovens vão apresentar a produção da padaria que funciona dentro do Dagmar Feitosa, como pães, bolos, pizzas, biscoitos e outras guloseimas. Além disso, embalagens feitas em papelão e outros materiais também serão expostos. Ambas atividades são resultados dos cursos profissionalizantes de panificação e produção de embalagens ministrados durante o período de cumprimento das medidas nas instituições.
Moda – As internas do Marise Mendes vão mostrar que estão antenadas no mundo da moda com a exposição da coleção de roupas customizadas produzidas por elas. Para completar a participação dos adolescentes em processo de socialização, serão apresentadas performances teatrais.

“Essa é uma oportunidade dos adolescentes interagirem com a sociedade e mostrar que possuem talento, responsabilidade, compromisso. É um laboratório de empreendedorismo, haja vista que vão expor suas ideias em forma de produtos que podem ser comercializados futuramente”, explica a titular da Sejusc, Graça Prola.
Festival – Com a participação dos municípios de Manacapuru, Presidente Figueiredo, Careiro Castanho, Borba, Tefé, Maués, Parintins, Itapiranga, Autazes, Rio Preto da Eva, Barcelos, São Gabriel da Cachoeira, Iranduba e Novo Airão, além da capital Manaus, o Festival de Turismo e Mostra Gastronômica do Amazonas visa a promoção das potencialidades do Estado.