Inverno Amazônico: chuvas no Norte e verão no resto do país; entenda o fenômeno

Foto: Acervo Rede Amazônica/Reprodução

Enquanto o Brasil vive o verão, o Norte enfrenta o “inverno amazônico”, marcado por chuvas intensas que impactam o cotidiano e o meio ambiente. Esse período, de outubro a março, eleva o nível dos rios e contribui para doenças respiratórias, como observado em Manaus, onde 5.261 pessoas buscaram atendimento em um único dia devido a síndromes gripais, segundo a Secretaria de Saúde do Amazonas.


A meteorologista Andrea Ramos explica que o fenômeno resulta da combinação de fatores como a oscilação de nebulosidade sobre o Equador, umidade do Atlântico Norte e, neste ano, o La Niña. Apesar disso, ela afirma que a influência do La Niña será limitada na região.

No inverno amazônico, as chuvas podem atingir volumes mensais em poucos dias, acompanhadas de altas temperaturas e elevada umidade. Além disso, a Amazônia desempenha um papel crucial no transporte de umidade para outras regiões do Brasil, influenciando as chuvas no Sul e Sudeste.

Neste fim de semana, a previsão é de chuvas intensas para estados do Norte, além de Maranhão, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e outras regiões. O Inmet alerta para riscos como alagamentos, descargas elétricas e cortes de energia, orientando a população a evitar áreas abertas e buscar ajuda da Defesa Civil ou Bombeiros em caso de emergência.

Fonte: g1/Amazonas

Artigo anteriorLíder do tráfico vulgo ‘Macaco’ é preso com armas e drogas no Alvorada
Próximo artigoHomem que roubou R$ 100 mil de empresário na Cidade de Deus é procurado pela polícia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui