
O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) acompanhará, a partir das 6h desta segunda-feira (16/03), o início da pesca ordenada do mapará (Hypophthalmus spp.) no Lago do Rei, em Careiro da Várzea, a 25 quilômetros de Manaus. A ação contará com apoio da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) e terá foco na fiscalização das regras que organizam a atividade pesqueira na região.
A pesca será retomada após o fim do período de defeso, que termina às 23h59 deste domingo (15/03). A partir da meia-noite de segunda-feira, volta a ser permitida a captura de diversas espécies nos rios do Amazonas. A restrição começou em 15 de novembro e tem como objetivo proteger a reprodução dos peixes e garantir a manutenção dos estoques pesqueiros.
Desde a tarde de sábado (14/03), equipes do Ipaam realizam fiscalização no entorno e dentro do Lago do Rei para evitar o início da pesca antes do prazo permitido. O trabalho inclui monitoramento da área e orientação aos pescadores e seguirá durante a abertura da pesca ordenada.
Com o fim do defeso, fica liberada a captura de espécies como aruanã, caparari, surubim, matrinxã, pirapitinga, sardinha, pacu e mapará.
Segundo o diretor-presidente do Ipaam, Gustavo Picanço, o acompanhamento busca garantir organização e respeito às normas ambientais. “A pesca ordenada permite que a atividade ocorra de forma organizada, respeitando os períodos de reprodução das espécies e contribuindo para a conservação dos recursos naturais”, afirmou.
Orientação nas comunidades

Antes da abertura da temporada, o Ipaam participou de ações de orientação nas comunidades do entorno do Lago do Rei. Em fevereiro, foram realizadas sete oficinas em parceria com o Sebrae, a Prefeitura de Careiro da Várzea, por meio da Secretaria Municipal de Pesca e Aquicultura (Sempa), e a Câmara Municipal.
As atividades ocorreram nas comunidades de Inema, Cambixe, Vila do Careiro, Costa do Terra Nova, Igarapé dos Reis, Marimba e Paraná do Terra Nova.
Durante os encontros, pescadores receberam orientações sobre legislação pesqueira, tamanho das malhas, limite de pescadores por embarcação e necessidade de registro profissional. Ao todo, foram cadastradas 382 canoas, com duas pessoas por embarcação, e cerca de 800 pescadores participaram das oficinas.
A estimativa para a temporada de 2026 é de captura de aproximadamente 300 toneladas de mapará, atividade que movimenta a economia local e gera renda para as comunidades.
Fiscalização e regras

Durante o período autorizado, equipes do Ipaam e da Polícia Militar irão fiscalizar o cumprimento das normas da pesca ordenada e da legislação ambiental, incluindo registro dos pescadores, uso adequado das redes e respeito aos tamanhos mínimos de captura.
Entre os limites definidos estão pacu (15 cm), surubim (80 cm), caparari (80 cm), tambaqui (55 cm), pirarucu (150 cm), aruanã (50 cm) e jaraqui (20 cm). O mapará não possui tamanho mínimo definido em legislação.




