Irã coloca segundo satélite militar em órbita

Foto: Reprodução

O Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica do Irã (IRGC) colocou com sucesso um segundo satélite militar, o Noor 2, em órbita, disse a agência de notícias Tasnim nesta terça-feira (8).

O anúncio veio quando as negociações realizadas em Viena para reviver um acordo que restringe o programa nuclear do Irã atingiram um estágio crítico.

O Noor 2 está orbitando a uma altitude de 500 quilômetros. O primeiro satélite militar, lançado pela República Islâmica em abril de 2020, colocou o Noor – palavra que significa “luz” em persa – a uma órbita de 425 km acima da superfície da Terra.

Colocar um segundo satélite no espaço é um grande avanço para os militares do Irã,  e levanta preocupações sobre os programas nuclear e de mísseis do país.

Os militares dos EUA dizem que a mesma tecnologia balística de longo alcance usada para colocar satélites em órbita também pode permitir que Teerã lance armas de longo alcance, possivelmente incluindo ogivas nucleares.

Teerã nega as afirmações dos EUA de que tal atividade seja uma cobertura para o desenvolvimento de mísseis balísticos e diz que nunca buscou o desenvolvimento de armas nucleares.

“O IRGC colocou com sucesso o segundo satélite militar do Irã, Noor 2, em órbita a 500 quilômetros da Terra”, disse a Tasnim.

O porta-aviões de três estágios Qased, ou “Messenger”, lançou o Noor 2, do porto espacial Shahroud, acrescentou. O mesmo tipo de foguete, que usa uma combinação de combustíveis líquidos e sólidos, transportou o primeiro satélite militar.

Fonte: CNN Brasil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui