

Atuais campeões mundiais, Isaquias Queiroz e Erlon Silva começaram bem a busca pela terceira medalha do Brasil na canoagem nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Hoje, sexta-feira, a dupla brasileira ficou em primeiro na bateria eliminatória, e avançou direto para a final da categoria C2 – 1000 m na Lagoa Rodrigo de Freitas.
Nesta primeira fase, apenas os vencedores avançam de forma direta para a decisão. As demais duplas terão que disputar as semifinais ainda na manhã de hoje, sexta-feira, para definirem as outras seis vagas da final que será realizada às 09h22 de sábado.
Será a oportunidade para Isaquias Queiroz se tornar o primeiro brasileiro a ganhar três medalhas em uma mesma Olimpíada. Na última quinta-feira, o canoísta já entrou para a seleta lista de esportistas do país com duas láureas em uma mesma edição ao ficar com o bronze na categoria C1 – 200m. Dois dias antes, ele ganhou a prata na C1-1000 m.
Antes de Isaquias, a lista de brasileiros com duas medalhas em uma edição olímpica tinha apenas o também nadador Gustavo Borges (prata nos 200 m livre e bronze nos 100 m livre em Atlanta-1996) e os atiradores Guilherme Paraense (ouro na pistola militar de 30 m e bronze por equipes na pistola livre 50 m na Antuérpia-1920) e Afrânio da Costa (prata na pistola livre de 50m e bronze por equipes na mesma prova de Paraense em 1920).
Erlon Silva e Isaquias Queiroz chegam à final da C2- 100 m como um dos favoritos ao ouro. Os dois foram medalhistas na prova nas duas últimas edições de Mundial de canoagem (bronze em Duisburg-2013 e ouro em Milão-2015.(UOL)