
O Governo do Estado do AM deverá fazer investimentos pontuais em 2017, para driblar os efeitos da crise e retomar a geração de emprego e renda no Estado, de acordo com avaliação do deputado Josué Neto (PSD), presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, ressaltando que as discussões, em torno deste assunto, e da limitação dos gastos do Estado, como reflexo da PEC da Limitação de Gastos, estarão na pauta de debates do Parlamento a partir de fevereiro.
O deputado falou sobre o assunto durante entrevista ao Programa A Crítica Notícia, da Rádio A Crítica, após ser questionado sobre os desafios que ele acredita que o Estado e o Parlamento, irão enfrentar em 2017, e os reflexos para o Estado da aprovação da Proposta de Emenda a Constituição (PEC) nº 55/2016, mais conhecida como a PEC dos Gastos.

Para Josué Neto, com a aprovação da PEC, o Estado deverá se manter em uma política de contenção de gastos, mas mantendo investimentos na geração de emprego e renda, já que os postos de trabalho no Estado foram reduzidos em pelo menos 50%, nos últimos dois anos de crise econômica, com 74 mil empregos a menos, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
“Nosso desafio é encontrar um caminho para o Estado que seja a partir da contenção de gastos. Investimentos nas áreas corretas para gerar emprego e renda. Tivemos quase 50% de baixa dos pólos de trabalho. A Assembleia tem trazido esse debate para dentro da Casa, no sentido de buscar soluções e garantir que os poucos recursos que o Estado dispõe para investimentos sejam aplicados nas áreas corretas”, afirmou.