Josue Neto recebe embaixador e diz que vai torcer pela Suiça

Josué Neto recebe embaixador suiço/Foto: Alberto Cesar

Josué Neto recebe embaixador suiço/Foto: Alberto Cesar


A seleção de futebol da Suíça, que vai jogar em Manaus no dia 25 de junho, contra Honduras, pela Copa do Mundo, já ganhou hoje, terça-feira (11) o primeiro torcedor amazonense.

Diante da simpatia do embaixador da Suíça, André Regli, que em visita à Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), anunciou a vinda de pelo menos 5 mil torcedores suíços a Manaus e se mostrou encantado com o tucunaré do Amazonas, o presidente Josué Neto (PSD) não teve dúvida: “Se eu for ao estádio ou assistir pela tevê este jogo, vou torcer pela seleção da Suíça”.

O presidente Josué Neto e o embaixador tiveram uma conversa descontraída a respeito de temas que envolvem a realização da Copa do Mundo, como a melhoria da infraestrutura urbana da cidade e o objetivo estratégico do evento mundial de mostrar ao mundo as cores e a diversidade do povo brasileiro. Josué Neto, que recebeu o embaixador junto com os deputados Conceição Sampaio (PP), Orlando cidade (PTN) e Francisco Souza (PSC), falou dos problemas ainda sem uma solução definitiva, como o transporte público e o abastecimento de água na periferia da cidade.
 
André Regli lembrou que já esteve no Brasil de 1997 a 2001, como ministro conselheiro em Brasília, inclusive visitou Manaus, e gostou tanto do Brasil “que naquele momento decidi que voltaria”. Falou das mudanças da cidade de Manaus nos últimos 12 anos e disse que saiu agora de Brasília para conhecer as diversidades do país, e especialmente veio a Manaus para se informar a respeito da cidade que vai acolher o primeiro jogo do seu país na Copa.

O embaixador obteve do presidente Josué Neto uma certeza: o povo amazonense é o mais acolhedor do Brasil. “O seu povo vai ser muito bem recebido e com muito carinho pelos amazonenses. Esta é uma regra íntima do amazonense, receber bem as pessoas que nos visitam”, disse. O presidente também falou a respeito do desenvolvimento do Estado, que tem de ser feito de forma sustentável, devido o rigor da legislação ambiental brasileira.

Josué Neto, porém, destacou que a preservação da floresta resultou num ganho excepcional para o Estado, que hoje detém menor índice de desmatamento na Amazônia, com apenas 3% de sua cobertura florestal derrubada. Para o embaixador André Regli este é um dado importante, pois segundo ele, na Suíça, quando se fala em desmatamento na Amazônia, se coloca todos no mesmo nível. “É importante saber que existe um Estado que sabe preservar a natureza”, disse.

Culinária e futebol

E embora preocupado com questões como as manifestações de rua, o embaixador André Regli puxou a conversa para o lado do futebol e da culinária amazônica, falando a respeito do sabor dos peixes. “Olha, os peixes são deliciosos. Na Suíça não temos mar, só temos peixes de água doce, mas não se pode comparar com o sabor dos peixes daqui”, disse ele, referindo-se ao tucunaré degustado num restaurante na chegada.

Quanto à seleção da Suíça na Copa do Mundo, o embaixador disse que o time está bem preparado e tem bons jogadores, porém, reconheceu que espera um desempenho até as oitavas. André Regli deixou um recado aos amazonenses a respeito da construção da Arena Amazônia. “Tem muita gente que fica falando ‘pra que fazer um estádio tão grande, se não tem futebol no Amazonas’, mas eu acho que a repercussão da Copa aqui em Manaus vai ser tão grande, que eu tenho certeza que vai render muitas parcerias não só no âmbito econômico, mas também no turismo e na cultura”, argumentou.

Artigo anteriorDecretado Estado de Emergência, no município de Boca do Acre/AM
Próximo artigoReuniões da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014, serão abertas hoje

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui