
A Justiça Federal em Brasília, aceitou mais uma denúncia contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que agora se torna réu pela terceira vez, em processos originados pelas investigações da Operação Lava Jato. Também, estão no processo a mulher de Lula, Marisa Letícia, o empresário Marcelo Odebrecht e outras cinco pessoas por cinco crimes.
A denúncia aceita pela Justiça foi apresentada na última segunda-feira (10) pelo Ministério Público Federal (MPF), que acusa o petista de ter praticado os crimes de corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro, tráfico de influência e organização criminosa.

A Procuradoria sustenta, na denúncia apresentada à Justiça, que o grupo agiu entre os anos de 2008 e 2015. O MPF sustenta que Lula intervinha junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e outros órgãos federais para obter a liberação de financiamentos públicos para a Odebrecht, com objetivo de viabilizar obras da empreiteira em Angola, na África.
Para retribuir a aprovação do crédito e o fato de ter sido escolhida pelo governo angolano, acrescenta o Ministério Público, a empresa pagou propinas que ultrapassaram R$ 30 milhões, em valores corrigidos.(iG)