Justiça reconhece autonomia dos bois Caprichoso e Garantido no Festival de Parintins

Economia de Parintins sempre fica aquecida no período do Festival - foto: Lucas Silva

Em decisão liminar, o desembargador Flávio Humberto Pascarelli Lopes, do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), suspendeu a medida cautelar do conselheiro de contas, Luís Fabian Pereira Barbosa.


A decisão garante à Amazon Best Turismo e Eventos Ltda. a continuidade de suas atividades no 58º Festival Folclórico de Parintins, previsto para 2025, e reforça a autonomia dos bois Caprichoso e Garantido na organização do evento.

O escritório jurídico Garcia e Coimbra, que representa a Amazon Best, conseguiu reverter a decisão anterior, assegurando a validade do contrato firmado entre a empresa e os bois-bumbás Caprichoso e Garantido.

O 55º Festival Folclórico de Parintins aconteceu entre os dias 24 e 26 de junho de 2024 – Foto: Divulgação

O acordo abrange a comercialização de ingressos e a operação do receptivo do público pagante. O desembargador destacou que, por se tratar de um contrato de natureza privada, sem envolvimento de recursos públicos, a fiscalização do Tribunal de Contas não se aplica ao caso.

Anteriormente, o Tribunal havia determinado, nos autos do Processo nº 13.891/2024, a suspensão de atos relacionados ao festival, como o uso do Bumbódromo e o repasse de recursos. No entanto, o TJAM concluiu que o contrato da Amazon Best não envolve verbas públicas, portanto, legal.

A decisão ressalta que a suspensão do contrato poderia gerar graves prejuízos financeiros tanto à Amazon Best, como também, comprometer a realização do Festival Folclórico de Parintins, que é crucial para a economia do município.

O evento movimenta diversos setores, como hotelaria, transporte, gastronomia e comércio, além de atrair milhares de turistas anualmente.

Segundo a Amazon Best, a exclusividade na venda de ingressos é resultado de um contrato legítimo firmado diretamente com as associações dos bois Caprichoso e Garantido, em total conformidade com a lei e sem a utilização de recursos públicos.

Com a suspensão da medida cautelar, a Amazon Best retoma os preparativos para o 58º Festival Folclórico de Parintins, reforçando seu compromisso em proporcionar uma experiência única ao público e contribuir para o sucesso do evento e o desenvolvimento econômico da região.

Artigo anteriorPrimeiro caso grave de infecção por H5N1 é confirmado nos EUA
Próximo artigoProdutos natalinos são apreendidos e marca de panetone é reprovada em Manaus

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui