Jutaí recebe ações para apoio às comunidades indígenas

Foto: Recorte

Aldeias e comunidades indígenas localizadas em Jutaí (a 750 quilômetros de Manaus) receberam ações de aproximação, fiscalização e apoio. A iniciativa foi do Ministério Público Federal (MPF).


As visitas do MPF foram realizadas durante os dias 6 e 7 de setembro. O transporte dos servidores do órgão foi feito por aeronave da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que atuou em conjunto cedendo tripulação, combustível e dois agentes para acompanharem as atividades. A agenda contou com reuniões estratégicas envolvendo lideranças indígenas, representantes do poder público e organizações locais, abordando questões estruturais e de desenvolvimento regional.

Nas reuniões, alguns dos principais temas abordados foram a falta de estrutura de trabalho da Funai em Jutaí, a criação de políticas públicas que contemplem as especificidades culturais e econômicas locais, a demanda estratégica para preservar a integridade territorial e cultural das comunidades, a ausência de energia elétrica, internet e água potável em diversas aldeias, a necessidade de melhorias nas escolas comunitárias e ampliação do atendimento médico, além da segurança territorial e ameaças recorrentes às terras indígenas. As lideranças enfatizaram a importância de políticas públicas que respeitem os modos de vida tradicionais e assegurem condições dignas para as populações indígenas.

O procurador da República Gustavo Borner, que atua da unidade do MPF em Tabatinga (a 1.118 quilômetros de Manaus), o município foi escolhido por ser uma localidade remota e de difícil acesso no Amazonas, em uma região que abriga diversas comunidades indígenas e tradicionais nunca visitadas pelo órgão. “A visita do MPF ao município de Jutaí não foi apenas relevante, mas essencial para o fortalecimento do estado de direito e da promoção do bem-estar das populações locais”, destacou o procurador.

Artigo anteriorMais de 30 mil pessoas já se vacinaram contra influenza em Manaus
Próximo artigoAmazonas reduz extrema pobreza, mas enfrenta desafios na Renda e Educação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui