A Lei das filas é descumprida por falta de fiscalização – Por Paulo Onofre


Compradores enfrentam horas de filas nos supermercados.
Compradores enfrentam horas de filas nos supermercados.

A primeira atitude que a maioria dos assalariados tem, no dia do pagamento, é ir ao supermercado. Eu não sou diferente. Como já é final de mês, e não foi diferente, peguei a negra velha e lá fui para o DB da Compensa. Depois de pesquisar os preços dos produtos, cheguei a triste conclusão, que a inflação esta ai, só não vê quem não quer. Mas, não é disso que quero falar, e sim, das filas quilométricas que se formam na boca dos caixas.

Para os clientes enfrentarem as filas, passou a ser um verdadeiro tormento, pois estes passam horas, esperando para efetuar o pagamento de suas compras.

Aí lembrei!… Existe uma lei municipal, que foi aprovada pela Câmara Municipal de Manaus, que determina que cada caixa deva ter um empacotador.
Em Belém, em todos os grandes supermercados, o caixa e acompanhado por um empacotador. Perguntei. Porque em Manaus, esta lei não e cumprida? A resposta e óbvia: falta fiscalização, cadê os fiscais da Superintendência Regional do Trabalho? E o Sindicato dos Trabalhadores no Comércio? Que deveriam estar do lado do trabalhador orientando sobre seus direitos, para evitar que este seja explorado?

O que deu para entender, é que os trabalhadores deste setor são explorados descaradamente pelos empresários das redes de supermercados, pois os tubarões, da rede de supermercados de Manaus tem a certeza da impunidade e que jamais serão fiscalizados.

Na próxima semana, voltarei ao DB Compensa e levarei minha maquina fotográfica, por certo, faremos uma matéria, ilustrada, com fotos, que encaminharei ao sindicato e a Superintendência Regional do Trabalho no Amazonas.
*Paulo Onofre é consultor político e assessor parlamentar na CMM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui