Ler é viver – por Moises Maciel da Costa

Neste dia 18/04 é o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor - foto: recorte/arquivo

A Semana do Livro é uma comemoração importante para a cultura literária


Semana do Livro é celebrada anualmente entre os dias 18 e 23 de abril, tendo como marcos o Dia Nacional do Livro Infantil (18 de abril) e o Dia Internacional do Livro (23 de abril).

Essas datas representam a valorização do livro e da leitura como importantes instrumentos de educação, cultura e entretenimento.

O Dia Nacional do Livro Infantil foi criado em homenagem ao escritor brasileiro Monteiro Lobato, que nasceu em 18 de abril de 1882. Lobato é considerado um dos grandes nomes da literatura infantil brasileira, tendo criado personagens inesquecíveis como a boneca de pano Emília e o Visconde de Sabugosa.

Sua obra é muito importante para a formação de crianças e jovens leitores, pois aborda temas como a cultura brasileira, a preservação do meio ambiente, a importância da leitura e da imaginação.

Já o Dia Internacional do Livro foi instituído pela UNESCO em 1995, em homenagem à morte dos escritores William Shakespeare e Miguel de Cervantes, ocorrida em 23 de abril de 1616. Essa data tem como objetivo incentivar a leitura em todo o mundo, promover a diversidade cultural e a liberdade de expressão.

A importância de incentivar a leitura e a escrita através do conhecimento literário é imensa. A leitura permite que as pessoas ampliem seus horizontes, conheçam outras culturas, formas de pensamento e modos de vida. Além disso, ela estimula a criatividade, a imaginação e a reflexão crítica sobre o mundo em que vivemos.

A escrita, por sua vez, é uma ferramenta fundamental para a comunicação e a expressão de ideias. Ela permite que as pessoas organizem seus pensamentos de forma clara e objetiva, desenvolvam suas habilidades linguísticas e se tornem mais conscientes do poder das palavras.

Por isso, é fundamental que as escolas, bibliotecas, famílias e toda a sociedade em geral incentivem a leitura e a escrita desde a infância. A literatura infantil, em especial, pode despertar o interesse pela leitura desde cedo, além de estimular a imaginação e o desenvolvimento cognitivo das crianças.

Nessa Semana do Livro, celebremos a importância da leitura e da escrita em nossas vidas, e incentivemos a formação de novos leitores e escritores.

  • Ler é viver
  • Ler é ficar rico sem saber
  • Ler é viajar sem sair do lugar
  • Ler é percorrer sem lamento
  • O infinito rio do conhecimento.
Moises Maciel da Costa
Artigo anteriorEscola indígena da Prefeitura comemora mês dos Povos Originários com ‘2ª Semana Baré’
Próximo artigo‘Brasil esquecido no olhar de grandes escritores’ neste 19 de abril na Casa Museu Ema Klabin

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui