Libras pode ser inclusa na grade curricular de escolas municipais

Deputado Sidney Leite (Pros), com salário dobrado no Estado - foto: divulgação

Todas as escolas da rede municipal de educação terão a disciplina da Língua Brasileira de Sinais (Libras) em sua grade curricular ao ser aprovado o Projeto de Lei Nº 255/2019, apresentado pelo vereador André Luiz (PTC) na Câmara Municipal de Manaus (CMM). O projeto segue em tramitação e está previsto para deliberação em plenário após o recesso parlamentar.


“Estima-se que a cidade de Manaus possua mais de 80 mil pessoas surdas e o nosso projeto é visando o futuro de uma nova geração que vai aprender desde criança a linguagem de sinais.
Assim vamos agregar cada vez mais a comunidade surda na sociedade. A Libras é a segunda língua oficial do país e temos o objetivo de fazer de Manaus modelo novamente para o Brasil”, afirma André Luiz.

De acordo com o vereador, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) deverá promover cursos de formação de professores para oferecer desde a educação infantil, o ensino e o uso de Libras na sala de aula; cursos de tradução e interpretação da língua de sinais para a Língua Portuguesa e o ensino da Língua Portuguesa como segunda língua para pessoas surdas.

“A nossa ideia é contribuir para uma maior acessibilidade das nossas crianças surdas ao apresentar o ensino de Libras e da Língua Portuguesa de uma forma funcional e prática logo nos primeiros anos escolares. No decorrer do Ensino Fundamental os dois idiomas aparecerão como disciplina curricular. À Semed ficará facultada a inclusão de um professor de Libras viabilizando o acesso à comunicação, informação e educação de alunos surdos”, explica André Luiz

Fonte: CMM

Artigo anteriorDetran-AM flagra 44 motoristas dirigindo sob efeito de álcool
Próximo artigoCaças da Força Aérea da Alemanha colidem no ar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui