Lideranças indígenas denunciam invasão de garimpeiros a reserva no Pará

Garimpeiros chegaram à terra indígena no Pará por rio, segundo lideranças da região de Altamira - Foto: TV Globo/Reprodução

A cacique Juma Xipaya, da aldeia Karimãa, denunciou em vídeo que circula nas redes sociais que garimpeiros invadiram ontem (14) o território Xipaya, localizado a cerca de 400 quilômetros do centro de Altamira, na região sudoeste do Pará.


Segundo ela conta, o grupo acessou a região por meio de balsa levando máquinas. No relato tenso, ela diz que está com medo de conflito armado na região.

No vídeo, a Juma conta que quando o pai dela se aproximou para investigar o que estava acontecendo foi afastado com violência.(veja vídeo no final da matéria)

A líder indígena conta que nesta sexta-feira (15), o grupo dos garimpeiros estaria se afastando da aldeia Karimãa, no território Xipaya, pelo rio Iriri.

Foto: TV Globo/Reprodução

A Fundação Nacional do Índio (Funai) informou, por nota, que ao ser informada sobre o fato, na noite de quinta-feira (14), acionou a Polícia Federal, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o Ministério Público Federal (MPF) para adoção das providências cabíveis.

“Desde então, a Funai acompanha o caso por meio da sua unidade descentralizada na região, segue em interlocução com as forças de segurança e está à disposição para colaborar com os trabalhos a fim de evitar qualquer tipo de conflito”, disse a Funai.

Procurados, o Ministério Público Federal (MPF), a Polícia Federal, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) não responderam até a publicação desta nota.

Uol

Artigo anteriorApós surto de salmonella, Anvisa proíbe venda e importação de Kinder Ovo da Bélgica
Próximo artigoViaduto do Manoa será interditado neste fim de semana

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui