Litro de Luz para a comunidade do Jaraquizinho-AM

Foto: Divulgação/Facebook

Nos dias 16 e 17 de dezembro, voluntários montarão 16 postes e 11 lampiões que funcionam por energia solar na comunidade Jaraquizinho, localizada a 1h de Manaus-Amazonas.


O Litro de Luz, organização que desde 2014 atua construindo e levando soluções de iluminação sustentável a comunidades carentes do Brasil, estará ampliando seu trabalho na região norte do país. A ação ocorrerá nos dias 16 e 17 de dezembro em uma comunidade localizada às 1h de Manaus de voadeira

A ação contou com o recurso doado pela Fundação Saint Gobain – uma organização que projeta, fabrica e distribui materiais de construção e que vem sido parceira do Litro de Luz em ações anteriores – para custear a compra dos materiais que compõem as soluções, como a placa solar, bateria e canos PVC. A Justiça e Misericórdia Amazon (JMA) – organização não governamental que atua educando, equipando e encorajando as populações tradicionais da Amazônia através dos ensinos bíblicos – também estará contribuindo para a ação através do transporte dos materiais e também dos voluntários, de Manaus até a comunidade.

Foto: Divulgação

Jaraquizinho possui cerca de 17 famílias que vivem sem o acesso básico a energia elétrica. A comunidade também não tem escolas nem posto de saúde, tendo que se deslocar para uma comunidade vizinha para estudar ou ter atendimento hospitalar. Lá também não há gerador, ficando em completa escuridão durante a noite. Para mudar esta realidade, durante dois dias de trabalho voluntários e os próprios moradores da comunidade estarão juntos construindo as soluções que serão instaladas e distribuídas pela comunidade e que beneficiarão todas as famílias.

Foto: Divulgação/Facebook

 Sobre o Litro de Luz

No Brasil desde 2014, o Litro de Luz desenvolve soluções ecológicas e economicamente sustentáveis para combater a falta de iluminação nas cinco regiões do país e já impactou diretamente mais de cinco mil pessoas. Foi por meio de uma solução acessível criada pelo brasileiro Alfredo Moser, em 2002 – que usou garrafas pet abastecidas com água e alvejante para solucionar o problema da falta de luz dentro de casa – que o movimento global Liter of Light foi criado nas Filipinas, em 2011.  Presente em mais de 21 países, a organização já recebeu importantes premiações como World Habitat Awards 2015, da ONU, e o Zayed Energy Prize, considerado o prêmio NOBEL de Energia Sustentável.

Artigo anteriorMinistro promete avaliar exigências de servidores da Suframa
Próximo artigoBrasileiros sacaram seus recursos em setembro, aponta SPC Brasil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui