

As ruas do bairro Lírio do Vale I, estão sendo cobertas por depósitos de lixo, jogados à céu aberto, próximos a paradas de ônibus e outros logradouros movimentados do bairro. Definitivamente, o serviço de limpeza pública da prefeitura deixou de coletar lixo e entulhos, regularmente, em boa parte da Zona Oeste de Manaus.
Desde que a prefeitura deixou de fazer os “mutirões de limpeza em Manaus”, o moradores resolveram se desfazer dos entulhos em plena via pública.
“É uma forma que temos de chamar a atenção da prefeitura, para a falta de eficiência na coleta do lixo doméstico e dos entulhos que eram recolhidos todo final de Ano”, disse o senhor Rimon dos Santos, morador da rua Vale do Sol, no Lírio do Vale I.

A mais de duas toneladas de lixo, que aparece na foto, está em frente à Casa do Cidadão e ao lado de uma parada de ônibus da linha 216, na rua Girasol, Lírio do Vale I. Ironicamente, a Casa do Cidadão é de responsabilidade da prefeitura de Manaus.
Com a montanha de entulhos na frente do prédio, as atividades voltadas para a comunidade do bairro, estão interrompidas a meses. As denúncias de depósitos de lixos improvisados não é um privilégio dos bairros da Zona Oeste. Há registro de proliferação deles por toda a cidade de Manaus.
A ineficiência dos serviços de coleta do lixo tem contribuído para o quadro de abandono, que se encontra a cidade.