O esporte amazonense está “capengando”- por Emanuel Mendes Siqueira

Waldeci Silva é um dos amazonenses na seleção brasileira de luta olímpica. Foto: Michael Dantas.
Waldeci Silva é um dos amazonenses na seleção brasileira de luta olímpica. Foto: Michael Dantas.
Waldeci Silva é um dos amazonenses na seleção brasileira de luta olímpica. Foto: Michael Dantas.

Enquanto o amazonense ficar discutindo Flamengo, Vasco, Botafogo, Fluminense, Corinthians, Palmeiras, Santos, blá, blá, blá, o nosso esporte continuará na miséria, sem representatividade no futebol profissional e capengando no âmbito olímpico e paralímpico…
Neste momento, a maioria das modalidades está na UTI, à espera de um milagre !!! Alguém aí sabe o valor do salário de fome dos profissionais de Educação Física – fundamentais para o desenvolvimento desse setor ???
Alguém conhece a realidade do Waldeci Silva, amazonense que colocou seu ar condicionado à venda para se manter durante uma competição classificatória para o Pan de Toronto 2015 ???


 

A Confederação Brasileira de Lutas Associadas (CBLA), que é uma entidade modelo na gestão do esporte, cedeu a passagem para o amazonense e os demais atletas da seleção…Mas o que nós amazonenses fizemos por esse ídolo do esporte brasileiro, para deixá-lo chegar ao ponto de desespero??? Deveríamos era homenageá-lo, porque orgulho esse cara já nos deu de sobra. Levou a bandeira do Amazonas ao lugar mais alto do pódio nas mais diversas competições !!!
Citei um exemplo, mas Waldeci e os atletas de paratletas merecem mais respeito do Poder Público… E da iniciativa privada também, chega dessa história de só ganhar dinheiro na nossa terra !!! É preciso criar uma revolução do esporte amazonense e, para isso, precisamos da ajuda de todos os segmentos, inclusive da indústria e do comércio !!!
Mais escolas sim, porém com esporte, lazer e professores qualificados para a formação de atletas e paratletas de participação e de alto rendimento…Certamente eles se transformarão em cidadãos de bem, sinônimos de uma sociedade mais justa, mais segura e igualitária !!!
Qual o espaço que a crise do Esporte Amazonense terá na nossa imprensa nesta semana ??? Ou vamos continuar na mesma, dando páginas e páginas para as coisas de fora, ignorando a indigência do nosso esporte, dando manchetes para Flamengo e Vasco ??? É hora de mudar o quadro, virar a página, valorizar a luta de centenas de professores e atletas que dão a vida por um Amazonas melhor no Esporte !!!
Não é apenas o Governo do Amazonas, a Prefeitura de Manaus, mas o geral… Falta mais cultura esportiva nas pessoas, falta acreditar mais e investir mais no nosso esporte… Precisamos enxergar e respeitar a batalha diária de milhares de pessoas da terra que fazem trabalhos fantásticos nas mais diversas modalidades, na capital e interior…

 

Quem conhece o handebol da Nova Vida do Mauazinho, o amor do Joaquim Filho pelos atletas do paradesporto, o talento do velocista Pedro Gil Xavier, o voleibol de ponta do time do professor Harlei Barroncas, o futsal brilhante do Estrela do Norte ou sensacional projeto social de lutas do Antônio Barbosa na Cachoeirinha???
É preciso ir além, sonhar, querer mais no esporte amazonense, pensar e agir grande… Essa é a reflexão que provoco ao povo do Amazonas, num momento em que pessoas matam e morrem por Flamengo e Vasco!!!

Emanuel Mendes Siqueira
Emanuel Mendes Siqueira

*Emanuel Mendes Siqueira é jornalista e cronista esportivo

Artigo anteriorAos 82 anos, Manoel Carlos prepara uma nova trama
Próximo artigoLixões a céu aberto tomam conta do Lírio do Vale I

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui