
Em Comunicado de Liderança feito na Sessão Plenária de hoje (29), da Assembleia Legislativa do Amazonas, o deputado Luiz Castro (REDE) informou que está entrando com uma representação junto à Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) e Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE-AM), contra o reajuste anunciado pelo Ministério de Minas e Energia, na tarifa de energia elétrica paga pelos amazonenses.
O deputado pediu que os demais parlamentares apoiassem a ação, pois considera abusivo o reajuste de 38,8% nas contas de energia elétrica residenciais, 40% comerciais e 42% nas contas industriais. “Esse aumento prejudica os consumidores residenciais e também nossa economia comercial e industrial”, destacou o deputado, ratificando que as indústrias instaladas no Distrito Industrial (DI) já possuem diversas linhas de produção paradas, e mais esse aumento tarifário pode aumentar esse número de linhas paradas, significando mais demissões.
Castro afirmou que tanto do ponto de vista social, quanto econômico, a situação é grave, e por essa razão, não se pode aceitar passivamente esse ônus de cerca de 40% imposto pelo governo Federal. “Não há mais como suportar tantos aumentos”, disse o deputado ao lembrar que os trabalhadores não recebem na mesma proporção reajustes salariais.