
Na recente visita de João Pedro Stédile (MST) e Rui Falcão (PT), na quinta-feira (05), ao ex-presidente Lula, nas dependências da Polícia Federal em Curitiba, ele fez questão de falar sobre a situação política de Pernambuco e Amazonas e a questão da decisão em torno da candidatura própria de Marília Arraes e de Praciano ao Senado, pelo PT.
Lula mandou um recado aos militantes do Partido dos Trabalhadores de Pernambuco: não se atenham na luta interna do partido. O PT precisa disputar a sociedade pernambucana com ideias de esquerda.
A mesma lógica servirá para o PT do Amazonas, não pode se perder na luta interna do partido, deve ir para as ruas, nas feiras, mercados, periferia conversar com o povo, juventude, mulheres e terceira idade.
Tem que fazer a disputa de mentes e corações da sociedade para um programa de esquerda. O PT tem um projeto para o Brasil voltar a ser Feliz com Lula Presidente e está praticamente abrindo mão de candidatura própria ao governo para eleger Praciano Senador, Ze Ricardo Federal e no mínimo 3 deputados estaduais.

Não caberá a direção nacional interferir nos rumos do PT Amazonas, desde sua origem o partido valoriza a diversidade e a democracia interna. Se a aliança com o PCdoB se concretizar, a candidatura de Vanessa ao senado será bem-vinda, somará nossos esforços e empolgará nossa militância aguerrida. Temos chances reais de eleger Praciano e Vanessa ao Senado Federal, os dois são de luta, são ficha limpa e estão ao lado do povo.
Nomes de luta
Praciano, é um nome muito forte para o Senado da República. O PT do Amazonas não pode ceder, não pode aceitar retirar mais uma vez o Praciano do jogo, ele já foi por sacrifício em 2014 e agora será sua vez de brilhar e representar no Senado.
Praciano tem carisma, tem uma boa aceitação junto ao povo, transita bem junto aos partidos de esquerda, dialoga com os movimentos sociais urbanos e rurais do Amazonas e aposta na memória do eleitorado que lhe deu na eleição de 2014 ao senado 549.748 votos representado 34,44% dos votos válidos.
Praciano é um legítimo anseio dos filiados do PT no Estado, dos movimentos sociais, da sociedade e será candidato ao Senado.
Lula com sua lucidez, perspicácia e grandeza política está orientando a direção nacional do PT sobre as eleições 2018.
*Altemir Viana é sociólogo e Consultor Político