Famoso por revelar grandes nomes para o mundo da luta, desta vez o Amazonas foca suas atenções para outra arte marcial. A luta olímpica, modalidade que tem maiores chances de por um amazonense nos jogos olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016 rouba a cena e entra no tatame para ‘derrubar’ os adversários.
E para manter os atletas do Centro de Treinamento Alto Rendimento (CTARA) em alto nível a postos para a seletiva olímpica, a delegação amazonense da modalidade formada por 15 atletas e um treinador embarcaram na noite de quinta-feira para a América do Norte, onde disputam a Copa Internacional no Panamá de hoje (17 a 20) deste mês.
De acordo com o presidente da Federação Amazonense de Luta Livre Esportiva e Olímpica (FALLE), Helton Henrique, os atletas estão afiados para o torneio, principalmente depois de uma temporada em que a equipe se manteve com o alto índice técnico.
“A gente vem mantendo a forma o ano inteiro para estar sempre pronto para as lutas. Competimos o campeonato brasileiro e em torneio internacionais já de olho nas competições de 2015. E assim quem sabe, as olimpíadas de 2016. Estamos com a equipe bem fisicamente”, disse o dirigente.
Para o técnico cubano responsável por treinar a equipe amazonense e chefiar a delegação em território panamenho, Dagoberto Arbolaez falou sobre a expectativa para a competição.
“Se a equipe toda estiver bem, podemos conseguir de 8 a 10 medalhas. Queremos ficar entre os primeiros”, disse o treinador.
A FERA
Prata no Pan-Americano, Diane Lopes, 17, pinta como uma das favoritas na categoria cadete feminino. Mas segundo a lutadora, o importante é acreditar.
“Eu segui as palavras do treinador, acreditei no meu potencial, e consegui a prata. Mas mesmo sabendo que agora vamos competir só com a ‘nata’ da luta olímpica, meu objetivo é conquistar o ouro”, afirma.
Equipe
Categoria cadete feminino: Diane Martins, Jessica Lopes, Talia Lopes E Andréa Pimentel
Categoria Cadete masculino: Davi Silva, Patrique Sousa, Deivd Woshto e Felipe Santana.
Categoria Junior: Brenda Ariane, Yuri Santos, Crislane Saldanha, Mateus Fernandes, Alessandro Santos e Ala Ferreira.