Lutadores se preparam para o Campeonato de Beach Wrestling

Foto: Divulgação / Semjel

O sol forte da manhã deste domingo, 23/9, foi aliado dos lutadores que fizeram o último treino aberto, na praia do Complexo Turístico Ponta Negra, zona Oeste, para o 1º Campeonato Amazonense de Beach Wrestling, que será realizado no próximo sábado, 29/9, a partir das 16h, em uma das quadras do ponto turístico. O evento conta com o apoio da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel).
A modalidade vem ganhando espaço e atletas adeptos de outras modalidades no Estado, como explica o presidente da Federação Amazonense de Luta Livre Esportiva e Olímpica (Falle), Waldeci Silva. “Estamos preparando um campeonato bem agradável tanto para quem vai lutar, quanto para quem virá acompanhar. Vamos ter atletas do jiu-jitsu, judô e luta olímpica e não tem favorito. Na areia toda disputa fica neutra e quem estiver melhor preparado sairá vencedor”, contou.


Os mais de 300 inscritos irão em busca do primeiro título da modalidade que começa a ganhar espaço no esporte do Estado. Os vencedores, além de medalhas e troféus, serão premiados com valor em dinheiro e farão parte da primeira seleção amazonense de beach wrestling.

Elivaldo Feitosa, 17, quer ser um dos primeiros a ingressar nesta seleção. Lutador de wrestling tradicional, ele afirma que o beach wrestling requer mais preparo físico e, para isso, tem se esforçado mais nos treinamentos. “A diferença do beach wrestling é que a areia puxa o pé e no tatame a gente rola mais liso, rola solto. Aqui a gente faz mais força e tem que ter o preparo físico bem melhor do que no tapete porque cansa muito”, contou.

Foto: Divulgação / Semjel

Já Adrine Araújo, 16, é lutadora de judô e para ela a forma de lutar e a preparação física são as maiores diferenças para o judô. “Para mim, a principal mudança é a pegada, porque no judô tem o (kimono) judogi e tanto no wrestling tradicional como aqui na praia não tem essa pegada pra puxar e fazer os movimentos. Tem também a questão de que é na areia, a luta fica mais pesada e requer mais preparo físico”, observou.

Inscrições

As inscrições para o campeonato foram prorrogadas até sexta-feira, 28/9, e para participar os interessados deverão efetuar o pagamento de uma taxa de inscrição na conta corrente: 0016954-4 e agência: 3734, no valor de R$ 40 para a categoria feminina e R$ 60 para a masculina. Lembrando que será obrigatório o envio do comprovante de pagamento para o e-mail: federaçã[email protected], com nome e categoria escolhida.

Curso e Pesagem

Nas próximas quinta e sexta-feira, 27 e 28/9, de 9h às 17h e de 14h às 17h, respectivamente, na Vila Olímpica, serão realizados os cursos de arbitragem de wrestling e beach wrestling com o árbitro olímpico da Confederação Brasileira de Wrestling (CBW), Eduardo Paz.

A pesagem oficial será realizada sexta-feira, 28/9, de 17h às 18h30, também na Vila Olímpica.

Artigo anteriorSemana da Saúde Bucal terá ações para população
Próximo artigoArtistas se unem em manifesto contra Jair Bolsonaro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui