Mais de 27 mil doses de vacina foram aplicadas pela prefeitura nesta sexta-feira  

Foto: João Viana / Semcom

Os 18 pontos que a Prefeitura de Manaus  disponibilizou para receber o público a partir dos 19 anos de idade, em toda a cidade, vacinaram contra a Covid-19, até as 17h desta sexta-feira, 16/7, mais de 27 mil pessoas entre primeira e segunda doses. Nove desses locais seguem vacinando até as 21h. Neste sábado, 17, as equipes da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) voltarão a atender nos sete pontos tradicionais, das 9h às 16h.

A titular da Semsa, Shádia Fraxe, acompanhou a retomada da aplicação da primeira dose. “Tivemos um movimento bastante intenso em todos os postos, e era exatamente isso o que queríamos. O prefeito David Almeida está empenhado em que sejam vacinadas, em breve espaço de tempo, todas as pessoas aptas a receberem a imunização. Recebemos uma remessa de doses que nos permitiu avançar um pouco mais.  É muito importante que todos se vacinem porque é assim que vamos combater esse vírus”, disse.

A aplicação da primeira dose estava suspensa desde a última segunda-feira, 12, devido ao estoque zerado da Semsa. Durante a semana, oito unidades de saúde da secretaria, em todas as zonas da cidade, atenderam as pessoas que precisavam da segunda dose para concluir o esquema vacinal.

Desde o início da campanha, em 19/1, a prefeitura já aplicou 1.018.170 primeiras doses, 318.180 segundas doses das vacinas CoronaVac/Butantan, AstraZeneca/Oxford e Pfizer, e 24.335 doses únicas da vacina da farmacêutica Janssen (números registrados até as 17h de hoje).

No ponto de vacinação do Studio 5 Centro de Convenções, no Japiim, zona Sul, a técnica de enfermagem Klincia Moura da Silva, 22 anos, tomou a primeira dose da vacina. “Tive Covid duas vezes: a primeira, no ano passado, com comprometimento de 30% dos pulmões. Perdi 10 quilos, pensei que fosse morrer. A segunda vez foi no começo do ano, mas de forma mais branda. Poder tomar a vacina hoje, para mim, é uma vitória. É uma esperança de dias melhores para o mundo”, comemorou.

Andressa Giovanna Gonçalves, vestibulanda, de 19 anos, disse que soube por meio das redes sociais e ficou feliz por ter chegado a vez dela tomar a vacina. “Desde o ano passado a gente espera esse momento. Em Manaus a vacinação está bem adiantada. Acho que a vacina salva vidas, todos devem se vacinar. Fico muito feliz, agradeço aos funcionários públicos que estão trabalhando na campanha e ao SUS”, elogiou.
Shádia Fraxe destacou que as pessoas que ainda receberão a primeira dose, façam o cadastro no Imuniza Manaus (https://imuniza.manaus.am.gov.br), contribuindo para agilizar o atendimento nos postos.

“O processo desde a triagem até o momento da aplicação pode ser agilizado se os dados já estiverem no sistema. O preenchimento das informações é rápido, seguro e vai facilitar o atendimento”, justificou.

Nos pontos de vacinação, para receber a primeira dose é necessário apresentar um documento de identificação com foto, o CPF e um comprovante de residência (original e cópia). Para a segunda dose, basta apresentar o documento com foto, CPF e o cartão de vacinação.

Postos que funcionarão neste sábado, das 9h às 16h:

Shopping Phelippe Daou, avenida Camapuã, 2.939, Jorge Teixeira, zona Leste
Apenas para pedestres

Parque Municipal do Idoso (PMI), rua Rio Mar, 1.324, Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul
Apenas para pedestres

Studio 5 Centro de Convenções, avenida General Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.555, Distrito Industrial 1, zona Sul
Apenas para pedestres

Clube do Trabalhador do Sesi/AM, avenida Cosme Ferreira, 7.399, São José 1, zona Leste
Para pedestre e drive-thru

Centro de Convenções de Manaus, “sambódromo”, avenida Pedro Teixeira, 2.565, Dom Pedro, zona Oeste
Apenas drive-thru

Centro de Convenções Vasco Vasques, avenida Constantino Nery, 5.001, Flores, zona Centro-Sul
Apenas para pedestres

Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, rua Gandu, 119, Cidade Nova, zona Norte
Apenas para pedestres

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui