
Um deslizamento de terra na área rural de Papua-Nova Guiné soterrou vilarejos e matou pelo menos três pessoas, com autoridades temendo que o número de mortos possa chegar a centenas. Cerca de 4 mil pessoas vivem nos vilarejos afetados, e o deslizamento atingiu uma área densamente povoada e movimentada.
O primeiro-ministro James Marape afirmou que o desastre pode ser o maior deslizamento de terra do país, exacerbado por chuvas prolongadas. Três corpos foram recuperados e cinco pessoas feridas foram tratadas. Aproximadamente 60 casas foram enterradas, e a Rodovia Porgera foi bloqueada.

Os esforços de ajuda foram atrasados por conflitos tribais, mas um comboio humanitário chegou com lonas e água, embora sem alimentos. A região, propensa a deslizamentos menores, enfrenta chuvas contínuas, dificultando os resgates.
As autoridades internacionais e as forças de defesa do país estão ajudando, e tanto os EUA quanto a Austrália se prontificaram a prestar assistência. Estima-se que pelo menos 300 pessoas possam ter morrido.
Over 100 killed as massive landslide hits Papua New Guinea, #Oceania#Landslide #Enga #PapuaNewGuinea #Viral pic.twitter.com/OXoSkIxdeu
— Earth42morrow (@Earth42morrow) May 25, 2024
Fonte: O Globo