


Mais de 300 turistas americanos desembarcaram, em Parintins, do primeiro cruzeiro, o Seabourn Quest, dos 17 que passarão pela cidade na temporada 2014-2015. O resultado marca a parceria entre Prefeitura de Parintins e Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), com a organização da cidade para receber a temporada de cruzeiros marítimos.
É a primeira vez, em mais de 10 anos, que a Prefeitura de Parintins participa de forma direta da recepção a turistas estrangeiros, segundo informa o prefeito da cidade, Alexandre da Carbrás. Ele ressalta a interação com Amazonastur, Polícia Militar, outras secretarias municipais e empresas para proporcionar um acompanhamento satisfatório a esse público seleto. “A preocupação da administração municipal foi organizar os setores envolvidos no turismo local para a recepção dos turistas estrangeiros neste primeiro de 17 navios que estarão em Parintins até o mês de maio”, disse.
De acordo com o presidente da Associação de Artesões de Parintins, Carlos Brasil, o novo formato de organizar os vendedores de artesanato agradou tanto os artistas locais quanto os turistas que tiveram a liberdade de comprar uma lembrança. “Esse ano tudo mais organizado. O turista ganha e todos nós ganhamos com um roteiro mais organizado. Essa temporada promete uma renda maior”, disse.
O operador de turismo da empresa Brazil Shore Escursione, Márcio Melo, destaca que o principal atrativo para os turistas são os bumbás Caprichoso e Garantido. Ele diz que os turistas que participam da apresentação folclórica em Parintins ficam impressionados e alguns chegam até a questionar porque não se leva esses shows para uma apresentação na Broadway em Nova York. “Os shows são muito impressionantes o que torna Parintins um roteiro inesquecível”.