Mais de 50 mil pessoas prestigiaram a programação do Parque da Criança

Foto: Mauro Smith/Semjel

O sentimento de ser criança tomou conta do Parque Cidade da Criança nesta sexta-feira, 12/10, Dia das Crianças. Mais de 50 mil pessoas prestigiaram a programação especial, preparada pela Prefeitura de Manaus para os pequenos, quebrando o recorde do ano passado de 33 mil pessoas. Ainda durante o evento foi lançada a cartilha “A Vez e a Voz das Crianças”, em parceria entre a prefeitura e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM).


O espetáculo principal de a “Masha e o Urso” encantou o público presente com duas apresentações durante o dia. As famílias se divertiram ainda relembrando músicas infantis com o show musical, além de participarem juntas de campeonato de futsal, pinturinha facial, brincadeiras lúdicas e para registrar e relembrar o momento vivido com a sessão de fotos em espaços temáticos, com temas de amazônia, lady bug e rapunzel.

“É com muita alegria que nós estamos cumprindo esse calendário. Ano passado tivemos 33 mil pessoas participando e este ano superamos a marca dos 50 mil. Essas pessoas vieram se divertir com uma programação preparada com muito amor e carinho por muitas secretarias da Prefeitura. E é isso que o prefeito Arthur Virgílio Neto nos pede, a inclusão entre as secretarias para oferecer o melhor serviço para nossa população”, ressaltou o secretário municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), João Carlos.

A programação especial no Parque da Criança marcou também o encerramento da ‘Festa da Criança’, promovida pelo Fundo Manaus Solidária (FMS), que levou diversão e alegria para mais de 2,3 mil crianças das escolas municipais Professora Sílvia Helena Bonetti, no Viver Melhor, André Vidal de Araújo, Parque Dez de Novembro, e Francisco Nunes da Silva, no Puraquequara.

Foto: Mauro Smith/Semjel

“A avaliação da nossa Festa da Criança em 2018 é mais do que positiva. Conseguimos atingir todos os propósitos colocados como desafio para nossa equipe pela nossa presidente Elisabeth Valeiko Ribeiro, seguindo o que já vem sendo empregado na gestão do prefeito Arthur Neto. Tivemos uma aceitação muito grande das crianças por onde passamos com alegria, lazer, cultura, esporte, entretenimento, educação, cidadania e momentos únicos e especiais que ficarão guardados em suas memórias”, declarou a vice-presidente do FMS, Mônica Santaella.

Empolgada com toda a programação e com o espetáculo de “Masha e o Urso”, a analista de qualidade Roseana Araújo, 30, levou a filha de 3 anos, Maria Araújo para comemorar o Dia das Crianças com a programação especial do Parque. “O evento está maravilhoso, sempre eu a trago, todos os anos participamos. É um evento onde a gente pode mostrar muitas coisas para as crianças, além dos temas próprios infantis, podemos ensinar sobre os cuidados com a natureza entre outros temas”, contou.

Roseane falou ainda sobre a importância da cartilha “A Vez e a Voz das Crianças” lançada durante a programação do Dia das Crianças. “É bom que as pessoas saibam dos seus direitos, as crianças têm direito a tantas coisas e nós devemos lutar por elas. Eu acredito muito no futuro das nossas crianças e isso só é possível com uma educação de qualidade, com uma família integrada para que a criança não perca sua essência”, destacou.

Já o autor da cartilha, o defensor público Mário Lima Wu Filho, titular da Defensoria Pública Especializada na Infância e Juventude Cível, falou sobre a importância de se ter uma cartilha que explique de forma acessível para todos os públicos.

Foto: Mauro Smith/Semjel

“Nós fizemos nessa cartilha um pequeno resumo do Estatuto da Criança e do Adolescente trazendo um texto tanto para criança quanto para a população em geral, no sentindo de esclarecer o direito da criança a participar, a ser ouvida e expressar opinião. Nós estamos vivendo um momento de grande registro de violência contra a criança e precisamos estimular as crianças a expressar opinião”, contou.

Com mais de 50 horas de atividades e atrações a Semana da Criança encerra neste sábado, 13/10, no horário de 12h às 17, no domingo o Parque não funcionará.

A Semana da Criança, realizada de segunda-feira, 8/10, a sábado, 13/10, foi coordenada pela Semjel, em parceria com o Fundo Manaus Solidária, Casa Militar, Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Instituro Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), e das secretarias municipais de de Limpeza Urbana (Semulsp), de Saúde, (Semsa), Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), de Comunicação (Semcom), da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh) e Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc).

Artigo anteriorBrasileirão: rodada deste sábado tem Fla-Flu e luta contra Z4
Próximo artigoMPF investiga morte de índio na base da Funai em MT

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui