Manaus inicia nova vacinação contra a Influenza na segunda-feira, (13)

Foto: Divulgação / Semsa

A Prefeitura de Manaus inicia, na segunda-feira, 13/11, uma nova vacinação contra a Influenza (gripe) para pessoas de 18 grupos prioritários recomendados pelo Ministério da Saúde (MS). A ação ocorre em conjunto com a multivacinação infantil, focada na atualização do calendário vacinal de crianças e adolescentes de 0 a 14 anos. A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) vai disponibilizar 167 salas de vacina, distribuídas em todas as zonas da capital, para as ações de reforço da imunização da população.


A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, informa que a vacinação contra a Influenza seguirá até o dia 15 de dezembro, sendo esta a primeira vez em que a ação ocorre em Manaus no segundo semestre do ano. Ela explica ainda que a alteração no calendário deverá se tornar permanente na capital e em todos os demais municípios do Norte do país, por conta da sazonalidade da região.

“As síndromes gripais e respiratórias aumentam nos períodos de maior umidade, o que para nós corresponde aos meses de novembro a abril. Com essa mudança, a vacina agora chega em momento oportuno para assegurar a proteção das pessoas, em especial as mais vulneráveis”, aponta a gestora.

Conforme Shádia, os grupos prioritários para receber a vacina incluem crianças com idade de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias; gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); indígenas, a partir dos 6 meses de idade; idosos com 60 anos ou mais; trabalhadores da saúde; e professores do ensino básico e superior.

Foto: Artur Barbosa/Semsa

“A meta da Semsa é vacinar 90% desses grupos, que compõem uma população estimada de 567.752 pessoas, até o encerramento da ação”, afirma.

Os demais grupos prioritários incluem pessoas com deficiência permanente; pessoas em situação de rua; forças de segurança e salvamento; Forças Armadas; caminhoneiros; trabalhadores do transporte coletivo; trabalhadores portuários; pessoas privadas de liberdade; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em cumprimento de medidas socioeducativas; funcionários do sistema prisional; e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas.

A gerente de Imunização da Semsa, Isabel Hernandes, informa que a vacina utilizada na ação é a Influenza trivalente, e reforça que a aplicação do imunizante previne complicações e óbitos decorrentes da Influenza, bem como ajuda a reduzir a circulação do vírus entre a população.

“A Influenza trivalente pode ser administrada junto com outras vacinas do calendário de imunização, sem necessidade de intervalo. Pessoas com doença febril aguda ou moderada, ou com diagnóstico de Covid-19, devem aguardar melhora para receber a vacina”, orienta.

Foto: Artur Barbosa/Semsa

Multivacinação

Em conjunto com a vacinação contra a Influenza, de 13/11 a 15/12, a Semsa vai promover a multivacinação infantil, com o objetivo de mobilizar pais e responsáveis para atualizar o cartão vacinal dos jovens de 0 a 14 anos de idade, reforçando a proteção desse público e elevando a cobertura contra doenças imunopreveníveis.

“Queremos sensibilizar as famílias para que busquem imunizar aquelas crianças não vacinadas ou em atraso com vacinas do calendário básico. Fortalecer a cobertura dessas vacinas também impede que doenças hoje controladas, como o sarampo, voltem a ser uma preocupação”, aponta a secretária Shádia Fraxe.

Na mobilização, as 167 salas de vacina da Semsa irão ofertar todos os imunizantes indicados no calendário básico para a faixa etária de 0 a 14 anos, além das vacinas contra a Covid-19, indicada para todas as idades a partir de 6 meses, e contra a Influenza, indicada para crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias.

As vacinas a serem ofertadas durante a campanha são: BCG, Hepatite B, Poliomielite VIP, Poliomielite VOP, Rotavírus, Pentavalente (DTP + HIB + HB), Pneumocócica 10-valente, Meningocócica C, Febre Amarela, Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola), DTP (Difteria, Tétano e Coqueluche), DT (Difteria e Tétano), Papilomavírus Humano, Varicela, Hepatite A, Meningocócica ACWY, e dTPa (adolescentes grávidas).

Foto: Divulgação / Semsa

Estratégias

A Semsa Manaus vem trabalhando, desde a segunda-feira, 6/11, para a capacitação das equipes de saúde que irão atuar na vacinação contra a Influenza e na estratégia de multivacinação. Além das aplicações nas salas de vacina, os profissionais vão conduzir a busca ativa nas comunidades e ações de vacinação extramuros em locais e instituições com grupos prioritários, como condomínios e escolas.

Isabel Hernandes aponta que o objetivo da ação de vacinação contra a Influenza é alcançar e imunizar o maior número de pessoas dos grupos prioritários. A mobilização vai alcançar os quatro Distritos de Saúde na zona urbana, Norte, Sul, Leste e Oeste, além do Distrito Rural.

“Temos estratégias para levar as vacinas e imunizar a população mesmo nas localidades afetadas pela seca histórica, trabalhando com as equipes que realizam atendimentos nessas áreas”, relata.

A programação da vacinação contra a Influenza e da estratégia de multivacinação inclui ainda um “Dia D”, com a ampliação do número de pontos de imunização e do horário de oferta do serviço, no dia 25/11.

Foto: Divulgação / Semsa

Atendimento

Para receber a vacina contra a Influenza, os usuários devem buscar um dos pontos de imunização gerenciados pela Semsa e apresentar o documento oficial de identificação, CPF ou Cartão Nacional de Saúde (CNS), e documento que ateste sua inclusão nos grupos prioritários.

Já na multivacinação, os pais ou responsáveis devem acompanhar as crianças e adolescentes nos postos gerenciados pela rede municipal, levando documento de identificação, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e cartão de vacina.

Dentre as 167 salas de vacina da secretaria, nove ofertam atendimento em horário ampliado, das 8h às 20h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 12h, aos sábados. A lista com endereços e horários de todos os estabelecimentos está disponível em semsa.manaus.am.gov.br.

Para pessoas acamadas, a Semsa Manaus disponibiliza a aplicação de vacinas em domicílio. Os responsáveis por esses usuários devem entrar em contato com o Distrito de Saúde responsável pelo bairro de sua residência, no período de 13 a 24/11, para efetuar cadastro no serviço. As visitas domiciliares vão ocorrer no período de 27/11 a 12/12.

Os números de contato dos Distritos de Saúde são: 99989-2142 (Norte), 98842-8346 (Sul), 98842-8406 (Leste), 98802-4713 e 98842-5959. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Artigo anteriorDino assina acordo de R$ 1,2 bilhão para segurança pública da Amazônia Legal
Próximo artigoEstado estende prazo para credenciamento de empresas da construção civil ao Amazonas Meu Lar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui