Manaus sediará o Fórum Social Mundial da Biodiversidade

Por do Sol no Rio Negro (Foto: Michael Dantas)

 

Cultura tem papel de destaque no Fórum Social Mundial.
Cultura tem papel de destaque no Fórum Social Mundial.

Mudanças climáticas, resíduos sólidos e cadeia produtiva da castanha são temas de debate da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS), durante o Fórum Social Mundial da Biodiversidade, que acontece de 26 a 30 de janeiro, no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques (na Avenida Constantino Nery).

Baner do Fórum em Manaus.
Banner do Fórum em Manaus.

Esses temas se referem às demandas de movimentos sociais, articuladas pelo Fórum, tais como: mudanças climáticas e direitos humanos; bacias hidrográficas como base de planejamento; agroecologia; segurança e soberania alimentar; biodiversidade; bioética e o outro mundo possível; trabalho decente e transição justa: meio ambiente sob a perspectiva sindical.

Através da troca de experiências de entidades e movimentos sociais, ele estimula os participantes a situar suas ações em âmbito local e nacional. Busca a participação ativa nas instâncias internacionais em questões de cidadania planetária, introduzindo na agenda global as próprias práticas transformadoras experimentadas na construção de um mundo novo solidário.

Ambiente amazônico (foto: Paulinho do PT)
Ambiente amazônico (foto: Paulinho do PT)

Entre as instituições convidadas, estão: Ministério do Meio Ambiente, Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis, Prefeitura Municipal de Manaus, Sistema Federação das Indústrias do Amazonas (FIEAM), Vara Especializada em Meio Ambiente e Questões Agrárias (VEMAQA), Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM), Ministério Público Federal, Fundação Vitória Amazônica, Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS).

A etapa Manaus é preparatória ao Fórum Social Mundial da Biodiversidade que acontece na Tunísia no mês de março deste ano, e a próxima reunião da COP 21, na França, em dezembro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui