Manaus vence Prêmio Lixo Zero 2022 na categoria “Iniciativa Pública e Comunicação”

Foto: Reprodução

Manaus venceu a edição 2022 do Prêmio Lixo Zero, na categoria “Iniciativa Pública/ Comunicação”, pelas ações da Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp). A cerimônia de entrega acontece na quinta-feira (15), em Cuiabá. Esta é a segunda vez que Manaus recebe um prêmio. Em 2020, o coletivo ganhou na categoria “Encontro Municipal de Boa Práticas”.


A premiação é organizada pelo Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB) desde 2018. O embaixador do ILZB em Manaus, o biólogo Daniel Santos, ressalta que a premiação é uma forma de fortalecer e divulgar ainda mais as boas práticas realizadas em todo o país. “O trabalho desenvolvido pela Semulsp com o apoio do coletivo Lixo Zero Manaus teve excelentes resultados que podem e devem ser multiplicados pela cidade”, disse.

A Semulsp receberá o prêmio pelas campanhas publicitárias de educação ambiental e das ações do movimento Lixo Zero. A secretaria recebeu em março deste ano a certificação de primeiro órgão público da região Norte a adotar, integralmente, o conceito do ILZB.

A Semulsp conseguiu desviar do aterro de Manaus 93,5% dos resíduos produzidos no órgão. Os materiais orgânicos gerados estão sendo processados em composteira e biodigestor instalados na própria secretaria. O equipamento faz a decomposição da matéria orgânica, transformando em adubo que é usado no viveiro de plantas que são utilizadas no paisagismo da cidade. Já os recicláveis são enviados para a Associação de Catadores Aliança, gerando trabalho e renda para esses trabalhadores.

Programação – Além da entrega do prêmio acontece também em Cuiabá o Encontro Nacional de Melhores Práticas, oportunidade em que cada representante das cidades apresenta as ações desenvolvidas para que sejam multiplicadas em outras partes do país. Na sexta-feira (16) terá, ainda, a reunião de planejamento de 2023. O Amazonas será representado pela embaixadora Almira Neta. “Nós tivemos um ano positivo com diversas ações sendo desenvolvidas, como o início do projeto bairro Lixo Zero e a certificação da Semulsp. Agora é momento de planejar os próximos eventos e iniciativas”, destacou.

Artigo anteriorSeinfra avança na pavimentação do ramal Sulivan Portela, em Rio Preto da Eva
Próximo artigoBrasil vive explosão de casos de dengue em 2022

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui