Manauscult capacita servidores e estagiários com o curso “Centro Histórico de Manaus”

Foto: Divulgação / Semcom e Manauscult

A Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), em parceria com a Escola de Serviço Público e Inclusão Socioeducacional (Espi), promove no período de 9 a 17 de agosto, das 14h às 17h, para seus servidores e estagiários, o curso “Centro Histórico de Manaus”, com carga horária de 21 horas, no Casarão de Inovação Cassina, localizado na rua Bernardo Ramos, s/n, Centro.

O diretor-presidente da Manauscult, Alonso Oliveira, explica que a realização do curso é uma forma de incentivar a educação patrimonial dos servidores, para que tenham a compreensão sócio-histórica das referências culturais em todas as suas manifestações, a fim de colaborar para seu reconhecimento, sua valorização e preservação.

Foto: Divulgação / Semcom e Manauscult

“Nosso objetivo com esse curso, realizado em parceria com a Espi, é capacitar os participantes sobre a riqueza do patrimônio cultural de Manaus, incluindo os atrativos, serviços e equipamentos turísticos. Estamos incentivando a educação patrimonial dos nossos servidores, esse curso também faz parte de uma das nossas ações sobre a importância do festival ‘#SouManaus Passo a Paço 2022’. E, ao final do curso, também ofereceremos uma visita guiada nos atrativos culturais do entorno do Paço da Liberdade”, explicou Oliveira.

Segundo a chefe da Divisão de Gestão e Espaços da Manauscult, Fabiana Barreto, o curso foi idealizado a partir das declarações do prefeito David Almeida, quando recebeu seu quadro na “Sala dos Prefeitos”, no Museu de Manaus, em dezembro de 2021.

Foto: Divulgação / Semcom e Manauscult

“Na ocasião, o prefeito frisou a importância de cada um de nós, manauaras, conhecermos a nossa história, a nossa cidade. Em janeiro deste ano, nós idealizamos o curso ‘Centro Histórico de Manaus’, que contasse tanto a história antiga quanto a recente, desde 2002, quando começaram as primeiras escavações no centro histórico. Vejo esse curso de uma importância para todos que queiram participar e tenham interesse, porque, como o prefeito mesmo disse, é importante que a gente conheça a nossa história e, mais ainda, para o servidor da Manauscult, por lidar com a cultura e mostrar o turismo para todo o mundo”, concluiu Fabiana.

O inovador desta capacitação será um novo olhar sobre o Centro Histórico de Manaus, por meio da história dos seus prédios, ruas e avenidas como atrativo turístico, além de proporcionar o sentimento de pertencimento ao local.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui