Manutenção reforça segurança em voos noturnos no Aeroporto de Parintins

Foto: Tiago Corrêa/UGPE

A Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) do Governo do Amazonas realizou a manutenção corretiva e substituição de equipamentos na pista do Aeroporto Regional Júlio Belém, a fim de garantir a segurança dos voos noturnos, realizados apenas no período do Festival de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus). A festa acontece nos dias 28, 29 e 30 de junho.


Os serviços fazem parte da revitalização, que está sendo feita pelo Estado no aeroporto, para melhorar as operações e o atendimento aos usuários. De acordo com o secretário da UGPE, Marcellus Campêlo, a manutenção dos equipamentos foi realizada conforme as necessidades apontadas pela inspeção da equipe da Aeronáutica.

“As operações noturnas no aeroporto só acontecem no período do Festival, por isso a necessidade de se fazer essa checagem e manutenção dos equipamentos que possibilitam o pouso e decolagem de voos noturnos nessa época, em Parintins”, observa o secretário.

Foto: Tiago Corrêa/UGPE

Além disso, segundo Campêlo, a revitalização do aeroporto inclui a ampliação da sala de embarque de 80 para 160 lugares, melhoria do sinal de internet Wi-Fi, instalação de totens para carregadores de celulares, ampliação e adequação dos banheiros do saguão para Pessoas com Necessidades Especiais (PNE), ampliação do restaurante e construção de três novas passarelas para embarque e desembarque.

Serviços

Na parte dos equipamentos de pista, a UGPE realizou a substituição do transformador responsável pelo balizamento de pista noturno, e VASIS, um sistema de indicação por meio de luzes que auxilia o piloto a obter um ângulo correto para o pouso.

Também foi realizada a manutenção corretiva na placa de controle de brilho do Regulador de Corrente Constante (RCC), além da substituição de oito baterias solares e dois controladores de cargas CX40-48V, equipamentos necessários para carregar as baterias da Estação Meteorológica Automática (ERAA), que permitem o acesso a informações sobre as condições do tempo no período noturno.

Artigo anteriorProposta de Roberto Cidade que amplia a atenção aos pacientes com diabetes vira Lei
Próximo artigoFraqueza muscular diária pode ser sintoma de doença autoimune que afeta 40 mil brasileiros

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui