As marcas da política na minha infância(Por Raimunda Gil Schaeken)

Professora Raimunda Gil Schaeken/Am
Professora Raimunda Gil Schaeken/Am

A política marcou profundamente a minha infância e adolescência. Meus pais eram fortemente do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). Naquela época, não havia tantos partidos para confundir a cabeça do eleitor.

Nesse domingo realizar-se-á o 2º turno das eleições onde será escolhido o Presidente do Brasil e o Governador do nosso Estado do Amazonas, entre outros. Será o dia da decisão. É triste, que nas propagandas no rádio e na televisão ouvimos muitos ataques pessoais; um candidato ofendendo o outro para tirar proveito.


Nenhum governante fala em:

Reduzir as mordomias (gabinetes, secretárias, adjuntos, assessores, suportes burocráticos respectivos, carros, motoristas, 14º e 15º salários etc.) dos poderes da República;

Já que esses nossos políticos e governantes não querem fazer reformas de fato, não querem passar o Brasil a limpo, cabe a nós, povo esclarecido, fazer isto através da mobilização em massa.

A luta pela reforma política é a maneira de os cristãos se colocarem contra um difuso sentimento de decepção e descrença na política institucional que paira na sociedade. Duvida-se da honestidade de todos os políticos; desconfia-se dos programas partidários e, mesmo que haja tais programas, não se acredita que os políticos sejam fiéis a eles e demonstrem coerência. É necessário evitar, a todo custo, o desalento e encontrar oportunidades de agir em favor de mudanças consideradas como necessárias.

Por tudo isso, urge uma séria reforma política, como uma das principais reformas a serem realizadas em nosso País, pois, sem políticos qualificados sob todos os aspectos e comprometidos com as transformações que espera o povo brasileiro, será impossível avançarmos na democracia, que deve garantir também o igual acesso às condições dignas de vida para todos os brasileiros.

Vamos juntos, vamos mostrar que no Brasil o povo esclarecido pode realmente mudar o rumo da história.

Que Deus ilumine os nossos eleitores na escolha dos nossos Governantes.

Que o vencedor seja feliz e trabalhe honestamente em favor do povo e desenvolvimento do nosso Brasil e do nosso Amazonas.

RAIMUNDA GIL SCHAEKEN (Tefeense, professora aposentada, católica praticante, membro efetivo da Associação dos Escritores do Amazonas –
ASSEAM e da Academia de Letras, Ciências e Artes do Amazonas – ALCEAR.)

Artigo anteriorProfecia de Bobô (Por Pedro Cardoso da Costa/SP)
Próximo artigoDilma vota com Tarso Genro em Porto Alegre e toma chimarrão

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui