Mato Grosso quer debater obra de ferrovia oceânica que cortará o Acre

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso vai realizar audiência pública para debater a ferrovia biocenânica, via pacífico, que cortará aquele estado, além de Rondônia e Acre. O pedido foi feito pelo deputado Wilson Santos (PSBD).


De acordo com o parlamentar, a construção da ferrovia bioceânica vai encurtar o tempo e o custo de transporte de matérias-primas exportadas e importadas tanto pelo Brasil quanto pelo Peru. “A ferrovia começa no Rio de Janeiro e atravessa a floresta amazônica, passando pela Cordilheira dos Andes e termina na costa peruana, no Oceano Pacífico”, explicou Santos.

A construção da ferrovia – parceria entre a China, Brasil e Peru – exigirá um investimento de US$ 10 bilhões, especificamente juntaria os portos marítimos de Tianjin na China, com porto Bayóvar em Piura. Desse local, o trem vai percorrer um trecho de mais de oito mil quilômetros, atravessando a Cordilheira dos Andes e da Amazônia, para o Oceano Atlântico, terminando no porto de Santos, no Brasil.

Além da participação dos parlamentares, o convite para a audiência pública foi estendido ao governador Pedro Taques (PSDB), à Embaixada Chinesa, deputados federais e senadores de Mato Grosso, Rondônia e do Acre, ao Ministro dos Transportes, à Secretaria de Portos da Presidência da República (SEP/PR), e à Frente Parlamentar Mista Pró-Ferrovia Bioceânica.

(ac24horas)

Artigo anteriorVício de ator causa mal estar em bastidores de novela
Próximo artigoMapeamento abre processo de implantação do ‘Câmara Digital’, na CMM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui