
O Sindicato dos Médicos do Amazonas (Simeam) participa amanhã, quinta-feira (12), a partir das 11h00, da audiência de conciliação com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), intermediada pelo desembargador João de Jesus Abdala Simões (TJAM) e o procurador de justiça do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE/AM), Dr. Pedro Bezerra Filho, a ser realizada na sede da Corte, na Avenida André Araújo, Aleixo, na zona Centro-Sul de Manaus.
A greve dos médicos que atuam no atendimento ambulatorial do município foi suspensa no dia 26 de novembro, após o comprometimento da Semsa, com a categoria médica, em pagar os descontos indevidos aos grevistas e ainda, apresentar um esboço da regulamentação dos profissionais concursados para 20h00, que exercem atividade de 40h e o estudo da proposta de aplicação do piso nacional dos médicos no âmbito municipal, que deverá ser apresentado na audiência de quinta-feira (12).
Segundo o presidente do Simeam Dr. Mario Vianna, alguns médicos que aderiram a greve não receberam a reposição dos descontos indevidos. “Recebemos várias denúncias de médicos que ainda não foram ressarcidos e tiveram descontos por participar da greve legal comandada pelo Simeam. Também vamos apresentar novas imagens das péssimas condições de trabalho em algumas unidades de saúde”, disse.
O movimento grevista iniciou no dia 18 de outubro e paralisou 70% do atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Estratégia Saúde da Família (ESF) e Policlínicas.