
Uma reunião técnica na sede da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) debateu, na manhã de sexta-feira (10), melhorias para a cadeia produtiva de Eirunepé, com a participação do deputado estadual Luiz Castro (REDE), o prefeito de Eirunepé, Raylan Alencar (PROS), além de representantes de outros segmentos da Sepror, estiveram presentes.
Presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Caama) da Assembleia Legislativa do Amazonas, Luiz Castro ressaltou a identidade do município da calha do Juruá com o setor primário.
“Sabemos que a prefeitura não tem como gerar emprego e renda para todos e por isso é tão importante o incentivo à produção rural, especialmente na área da agricultura familiar. A questão ambiental precisa ser fortalecida com responsabilidade, porque estamos falando de sustentabilidade”, salientou o parlamentar.

O deputado assinalou ainda a necessidade urgente de aproveitar o trabalho já realizado pela Sepror, como o Programa de Regionalização da Merenda Escolar (Preme). Dessa forma, é possível promover a melhoria da qualidade de vida de Eirunepé.
Para Luiz Castro, é preciso uma análise completa da cadeia produtiva, iniciando por aonde qual produto será plantado até a chegada ao consumidor final.
O prefeito Raylan concordou com o deputado e acrescentou que o município tem potencial para milho, além da já estabelecida produção de farinha. “Hoje, o trabalho é feito artesanalmente e nos falta armazenamento. Nesta reunião, expomos as nossas necessidades e esperamos contar com o apoio da Secretaria”, afirmou.
Também participaram da reunião técnicos e representantes da Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), Agência Amazonense de Desenvolvimento Econômico e Social (Aades) e do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário do Estado do Amazonas (Idam). O titular da Sepror, Hamilton Casara, prometeu que a pasta irá auxiliar o trabalho em Eirunepé no que for possível.