Melo articula recursos do BID para as áreas afetadas pela chuva e nova Matriz Econômica

José Melo reuniu-se na manhã desta terça-feira, 17 de janeiro, em Brasília.

O Governador José Melo reuniu-se na manhã desta terça-feira, 17 de janeiro, em Brasília, com representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Na pauta, a liberação de recursos do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim) para a recomposição de áreas afetadas pelas chuvas e uma articulação com a instituição internacional para a criação de uma linha de financiamento voltada a empresários interessados em investir em atividades econômicas ligadas ao projeto da nova Matriz Econômica e Ambiental do Estado.
José Melo fez um convite formal para que a diretoria do BID venha a Manaus nos próximos dias, ocasião em que se reunirá com setores empresariais e com representantes do Governo para discutir o apoio do banco ao projeto, por meio da liberação de linha de crédito. Em contrapartida, o Governo do Estado está investindo em infraestrutura e no fomento a atividades econômicas que possam trazer desenvolvimento ao interior.


“Nosso Governo está investindo na recuperação de estradas e vicinais e incentivando a implantação de viveiros para a criação de peixe em cativeiro, ao mesmo em tempo que busca parcerias para fomentar as atividades ligadas à matriz econômica”, disse o governador, que também articula em Brasília a liberação de um empréstimo de R$ 300 milhões junto ao Banco do Brasil, recursos estes que serão usados principalmente em infraestrutura e no fomento ao projeto da Matriz Econômica.

Entre as apostas do governo estão a piscicultura e a fruticultura, mas a ideia é aproveitar ao máximo o potencial natural do Estado e estimular a geração de emprego e renda nos municípios, com vistas ao desenvolvimento sustentável. A previsão é de que a reunião entre o BID e os empresários aconteça num período máximo de dez dias em Manaus.

José Melo reuniu-se na manhã desta terça-feira, 17 de janeiro, em Brasília.

Obras em igarapés – Ainda na pauta, o governador discutiu sobre a liberação de saldo de recursos do Prosamim para áreas onde o programa já atuou, mas que precisam ser reparadas por conta da chuva. O acúmulo de lixo e o grande volume de água provocou estragos, como alagações, assoreamento e desvio do leito dos igarapés.

No último fim de semana, o governador visitou as áreas afetadas, entre elas a região do Igarapé do Quarenta, entre as avenidas General Rodrigo Otávio e Silves e uma outra entre os Residencial Cachoeirinha e Liberdade, ambos na zona sul de Manaus para as quais já autorizou o início de obras emergenciais, visando a desobstrução dos igarapés, contenção de desbarrancamento, retificação dos canais, recomposição dos taludes e reconstrução de ponte de madeira usada pelos moradores.

Agenda em Brasília – Nesta quarta-feira (18), o governador José Melo terá uma reunião prévia do Fórum Permanente de Governadores, para alinhamento da pauta que será apresentada ao presidente Michel Temer. O governador irá também participar da solenidade de assinatura do Termo de Cooperação entre a União e os Estados referente ao Plano Nacional de Segurança Pública e, por fim, terá uma audiência com o ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, para tratar do Zoneamento Ecológico Econômico do Purus.

Artigo anteriorAção nos EUA poderá comprometer presença do Brasil no Miss Universo
Próximo artigoImpério da Kamélia desiste de desfilar no Carnaval 2017

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui