

O candidato pela coligação “Fazendo Mais por Nossa Gente”, José Melo (PROS), larga na frente no início da propaganda eleitoral gratuita, no rádio e na televisão hoje, segunda-feira (13), para a eleição do segundo turno.
Melo terá 20 minutos, o mesmo tempo do seu adversário da coligação ‘Renovação e Experiência’, Eduardo Braga (PMDB).
Embalado pela expressiva votação obtida no primeiro turno, Melo inicia já na ponta das primeiras pesquisa de intenções de votos. Uma delas da empresa Perspectiva Tecnologia da Informação, pertencente Durango Duarte, que é aliado de Eduardo Braga. A pesquisa mostra o governador José Melo (Pros), com 49,7% das intenções de voto contra 43% de Braga.
Fora isso Melo vem no segundo turno com os apoios do candidato do PSB, Marcelo Ramos, terceiro colocado na eleição do primeiro turno, e com expressivos apoio do prefeito de Manaus, Arthur Neto.
Tanto José Melo quanto Eduardo Braga anunciaram que nos primeiros programas de hoje, segunda-feira, irão agradecer aos eleitores pelas votações obtidas e o restante dos programas mostrarão as propostas dos seus programas de governo.
De acordo com a legislação eleitoral, a propaganda eleitoral deveria dia 11 deste mês e será veiculada até o dia 24, dois dias antes do segundo turno das eleições, no dia 26 de outubro.
No Amazonas, a previsão era que a propaganda eleitoral dos candidatos ao governo do Estado iniciasse a partir da última quinta-feira, junto com a propaganda dos candidatos à Presidência da República.
Mas, na última terça-feira, após reunião com representantes dos dois candidatos ao governo do Estado, a presidente do TRE-AM, desembargadora Socorro Guedes, aceitou adiar o início da veiculação para hoje.
Segundo a Lei das Eleições (Lei 9.504/97), as emissoras de rádio e televisão têm de reservar dois períodos diários de 20 minutos cada um para propaganda eleitoral.
A propaganda iniciou às 07h00 e às 12h00, no rádio, e às 13h00 e às 20h00, na televisão. O tempo será dividido, igualitariamente, entre os candidatos. A partir do dia 19 deste mês, por conta do horário de verão, os horários serão adiantados em uma hora, sendo exibidos às 06h00 e às 11h00 no rádio, e às 12h00 e 19h00, na TV.
Além dos 40 minutos ao longo do dia para propaganda eleitoral, cada emissora terá de reservar ainda 30 minutos diários para inserções partidárias de até 60 segundos.