Memorial Carlos Zamith na CMM encerra atividades com visita de alunos municipais

Visita ao Memorial Carlos Zamith, na CMM/oto: Robervaldo Rocha
Visita ao Memorial Carlos Zamith, na CMM/oto: Robervaldo Rocha

Estudantes de 35 escolas da rede pública municipal, num total de 1.059, tiveram a oportunidade de conhecer as atividades da Câmara Municipal de Manaus (CMM), novo ano de 2014, através do Projeto “Conheça a sua Câmara”, desenvolvido pela Escola do Legislativo Municipal, que oferece oportunidade aos alunos de conhecer de perto o trabalho realizado pelos vereadores e visitar as dependências do Poder Legislativo Municipal, em um contato mais direto com os parlamentares.
As visitas ao Memorial Carlos Zamith, da Câmara, e a sala de cinema Silvino Santos se transformaram em locais de visitação constante. Para os alunos, o Memorial, inaugurado no dia 23 de outubro de 2013, se tornou ponto obrigatório desde novembro de 2013, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer em detalhes a história da Câmara, seus vereadores e seus principais tribunos, como a do ex-senador Fábio Lucena, Jeferson Peres, entre outros que iniciaram suas carreiras políticas como vereadores.


O Projeto “Conheça a sua Câmara”, colocado em prática na administração do atual presidente Bosco Saraiva (PSDB), tem tudo para continuar na próxima gestão, pois aproxima os alunos da rede municipal com os vereadores, que passam a conhecer de perto as atividades do parlamento e as suas funções dentro da democracia brasileira.

Sob o comando dos instrutores Nelson Cardoso de Melo e Walterbrino Diniz, o Memorial funciona diariamente, no horário de 8h às 15h. “É muito gratificante observar o quanto os alunos ficam contentes de conhecer a história da Câmara. Eles adoram participar dessas atividades extraclasses”, diz Nelson.

No Memorial, os estudantes tem acesso a áudio e vídeo dos principais fatos que marcaram a história da Câmara e da cidade de Manaus, além de fotos de vereadores e ex-vereadores da Casa, objetos pessoais, além de livros.

A maior parte do acervo do memorial é digital e poderá ser visto pelas 11 telas de 55 polegadas, sensíveis ao toque, distribuídas pelo salão nobre da Casa, ainda são equipadas com sensor de movimento. O visitante poderá, ainda, ouvir por fones ou usar Libras para interagir com o acervo.

Escolas municipais da Zona Oeste de Manaus, como Elvira Borges, São Pedro, Dalvina Serafina Cinque, Francisca Gomes Mendes e Maria Rufina, Ana Cristina Melo, esta do Parque Riachuelo, no Tarumã, estão entre as que conheceram a Câmara neste ano.

O encerramento das atividades, no último dia 10, foi marcado por apresentações musicais, dos alunos do Centro Cultural Irmã Iolanda Setúbal, do bairro Compensa 2. Junto com os alunos da Escola General Aristides Barreto, participaram da abertura da sessão no plenário Adriano Jorge, antes de irem para o Memorial, onde apresentaram canções musicais ao som de violino, como ‘Ode à Alegria’, tema da 9ª Sinfonia de Beethoven, e ‘Alegro nº 8’, de S. Suzuki; Outro grupo de flauta apresentou o repertório ‘Titanic’ e ‘Asa Branca’; Já o terceiro grupo, de coro e flauta, apresentou os tema ‘Lago da Lua’ e Asa Branca’.

Diretora do Distrito Zona Oeste, a professora Regina Ortiz destacou a importância do projeto, que segundo ela, muda a visão, muitas vezes distorcida, da função do vereador.

O professor João Batista, por sua vez, também, elogia a iniciativa, pois a cidade precisa de bons políticos.

Artigo anteriorMA: Secretário Marcos Affonso critica saída temporária de presos
Próximo artigoPrograma Educações reabre seleção para bolsas de graduação e pós-graduação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui