Menino brasileiro de 13 anos tem uma das maiores pontuações de QI do país

Gabriel Bastos Andrade é o menino brasileiro com uma das maiores pontuações de QI do país - foto: divulgação

Gabriel Bastos Andrade, de apenas 13 anos, é membro de 3 sociedades de alto QI, coleciona medalhas de ouro, fala três idiomas e pretende trabalhar com a NASA


O QI, ou Quociente de Inteligência, é um dos mais importantes índices para medição da inteligência de um indivíduo. No entanto, algumas pessoas conseguem ultrapassar bastante a média mundial, até mesmo crianças.

Este é o caso do jovem chileno-brasileiro Gabriel Bastos Andrade, de 13 anos, que apesar da pouca idade possui mais de 155 pontos de QI e fala fluentemente espanhol, inglês e português. Gabriel já é membro de três sociedades de alto QI, a Intertel, a IIS e a ISI Society, uma das mais restritas do mundo, cobrando mais de 148 pontos sd 15 e comprovações de criatividade para aceite de novos membros, assim como é a primeira sociedade de alto QI a aceitar testes genéticos para avaliação de inteligência.

Música, escrita e ciências: Um jovem com grandes sonhos

De acordo com Carla Bastos, mãe de Gabriel, o filho pretende ser cientista quando crescer.

“Ele gosta muito de ciências, ama Albert Einstein, Nikola Tesla, Isaac Newton e vários outros, vive nos dizendo que será cientista quando crescer e ajudar a NASA na construção de uma sonda, para isso ele dedica tempo ao desenvolvimento de uma teoria de física quântica”.

Gabriel já foi medalhista de ouro em diversas olimpíadas nacionais, como a OBA – Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, OBMEP- Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, ONC – Olimpíada Nacional de Ciências, dentre outras.

“Desde os 4 anos de idade Gabriel iniciou a sensibilização musical, aos 5 começou a estudar piano e atualmente estuda violão. Além da paixão pela música, ele também mostra aptidão para outras áreas, por exemplo, aos 7 anos ele nos surpreendeu ao escrever um livro sobre ‘La Leyenda del Big Bang’”, revela Carla Bastos.

Plantando conhecimento desde cedo

Gabriel também é fundador e administrador de um Fórum criado em 2021, com o propósito de compartilhar conhecimentos científicos diversos junto a outros jovens hispanohablantes, tendo participado do TedEd em 2022 com palestra sobre Discos Protoplanetários e sonha em desenvolver grandes projetos em  Universidades como a Harvard, Cambridge, MIT ou Stanford.

“Gabriel sempre está motivado e interessado em ampliar seu conhecimento e aprender mais e mais, inclusive buscando metodologias, ferramentas, locais e canais que promovam de maneira mais inovadora e inclusiva o conhecimento”, destaca Carla Bastos, a mãe de Gabriel.

Créditos: Gabriel Bastos Andrade (MF Press Global)

LOGO MF HORIZONTAL COLORIDA.png

Artigo anteriorSerá que o Pix será cobrado em 2024? Confira as regras do BC
Próximo artigoLewandowski diz que foi “convocado para uma missão” no Ministério da Justiça

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui