
Novo Remanso (antiga Ciazônia) é uma comunidade pertencente ao município de Itacoatiara, Amazonas. Segundo o IBGE, sua população está estimada em 9.000 habitantes (zona urbana).
Faz parte da 8ª sub-região – Região do Médio Amazonas – município de Itacoatiara.
Novo Remanso situa-se as margens esquerdas do rio Amazonas. Mas precisamente, no médio amazonas ou na foz do Paraná da Eva, já que é comum dividir o rio geograficamente.
O acesso à comunidade é possível pela rodovia AM-010 na altura do KM 169,8 ou através de 280 km de qualquer meio de transporte fluvial. Está há 8m acima do nível do mar e com temperatura média de 27,1º C.
Na agricultura, predominam as culturas temporárias tais como laranja,cupú acú,mamão e maracujá. No que se refere a culturas permanentes destaca-se o abacaxi, que representa, inclusive, 36% da produção do fruto no Estado do Amazonas.
Na pecuária, a criação de bovinos e suínos é bastante significativa em termos econômicos oque fez a Vila mais charmosa e produtiva do Amazonas. entrar na rota do leite.

A produção de carne e leite é destinada ao consumo local e à exportação para municípios, como Manaus tendo um controle de quão pela ADAF que tem posto fixo na vila.
E na pesca, destaca-se como entreposto, o consumo local e de comunidades próximas sendo que na piracema o peixe é levado a capital e aos municípios vizinhos como Rio Preto da Eva.
O setor secundário destaca-se a fábrica de gelo, serrarias e padarias. E no setor terciário, estabelecimentos comercais dos mais tipos variados e serviços como, hotel e agências bancárias (Banco do Brasil e Bradesco e já em implantação a caixa econômica Federal).
São bem importantes a flora e fauna para a comunidade. Na primeira destacam-se as seringueiras.
Na segunda, existem peixes de várias espécies, como: tambaqui, tucunaré, pirarucu.
A Feira do Abacaxi é a atração turística local. Em 2019, foram colhidos cerca de mais de 70 milhões do fruto.
O evento está na sua 10° edição a ADEN Associação de Desenvolvimento econômico de Novo Remanso é a responsável pela organização tendo como parceiros a prefeitura de Itacoatiara e o Governo do estado. Nas edições culturais é realizado o concurso de poesia e sua 2° teve a participação de 15 crianças participando com a premiação de 700 reais.
O responsável por este concurso é o professor Joilson Souza.
Na Vila tem outras atrações culturais como Festival de música estudantil, grupos de danças em destaque pra quadrilha “Os agoniados”.
O movimento de emancipação está em plena atividade política onde está sendo construído o projeto de criação do Distrito de Novo Remanso em fase de apreciação dos vereadores.
Ultimamente a Vila foi ameaçada com a criação da área de preservação ambiental em Novo Remanso excluindo a possibilidade do sonho de emancipação.
Continuamos em constante alerta para que está Vila se torne uma cidade.