Minha Vila – por Joilson Souza

Joílson Souza Especialista em Educação e Pós graduando em Jornalismo

Novo Remanso (antiga Ciazônia) é uma comunidade pertencente ao município de Itacoatiara, Amazonas. Segundo o IBGE, sua população está estimada em 9.000 habitantes (zona urbana).

Faz parte da 8ª sub-região – Região do Médio Amazonas – município de Itacoatiara.

Novo Remanso situa-se as margens esquerdas do rio Amazonas. Mas precisamente, no médio amazonas ou na foz do Paraná da Eva, já que é comum dividir o rio geograficamente.

O acesso à comunidade é possível pela rodovia AM-010 na altura do KM 169,8 ou através de 280 km de qualquer meio de transporte fluvial. Está há 8m acima do nível do mar e com temperatura média de 27,1º C.

Na agricultura, predominam as culturas temporárias tais como laranja,cupú acú,mamão e maracujá. No que se refere a culturas permanentes destaca-se o abacaxi, que representa, inclusive, 36% da produção do fruto no Estado do Amazonas.

Na pecuária, a criação de bovinos e suínos é bastante significativa em termos econômicos oque fez a Vila mais charmosa e produtiva do Amazonas. entrar na rota do leite.

Foto: Reprodução

A produção de carne e leite é destinada ao consumo local e à exportação para municípios, como Manaus tendo um controle de quão pela ADAF que tem posto fixo na vila.

E na pesca, destaca-se como entreposto, o consumo local e de comunidades próximas sendo que na piracema o peixe é levado a capital e aos municípios vizinhos como Rio Preto da Eva.

O setor secundário destaca-se a fábrica de gelo, serrarias e padarias. E no setor terciário, estabelecimentos comercais dos mais tipos variados e serviços como, hotel e agências bancárias (Banco do Brasil e Bradesco e já em implantação a caixa econômica Federal).

São bem importantes a flora e fauna para a comunidade. Na primeira destacam-se as seringueiras.

Na segunda, existem peixes de várias espécies, como: tambaqui, tucunaré, pirarucu.

A Feira do Abacaxi é a atração turística local. Em 2019, foram colhidos cerca de mais de 70 milhões do fruto.

O evento está na sua 10° edição a ADEN Associação de Desenvolvimento econômico de Novo Remanso é a responsável pela organização tendo como parceiros a prefeitura de Itacoatiara e o Governo do estado. Nas edições culturais é realizado o concurso de poesia e sua 2° teve a participação de 15 crianças participando com a premiação de 700 reais.
O responsável por este concurso é o professor Joilson Souza.
Na Vila tem outras atrações culturais como Festival de música estudantil, grupos de danças em destaque pra quadrilha “Os agoniados”.

O movimento de emancipação está em plena atividade política onde está sendo construído o projeto de criação do Distrito de Novo Remanso em fase de apreciação dos vereadores.

Ultimamente a Vila foi ameaçada com a criação da área de preservação ambiental em Novo Remanso excluindo a possibilidade do sonho de emancipação.

Continuamos em constante alerta para que está Vila se torne uma cidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui