Ministério da Saúde concede certificação aos Bancos de Leite do Amazonas

Bancos de leite ao AM, ganham certificação/Foto: Arquivo
Bancos de leite ao AM, ganham certificação/Foto: Arquivo
Bancos de leite ao AM, ganham certificação/Foto: Arquivo

O Banco de Leite do Amazonas, que funciona na Maternidade Ana Braga, e o Banco de Leite Galileia, instalado na Maternidade Azilda Marreiro, conquistaram o Certificado de Excelência na Categoria Ouro, concedido pelo Programa Iberoamericano de Bancos de Leite Humano (IberBLH).

O programa é patrocinado pela Coordenação Geral de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde, e desenvolvido pela Fundação Osvaldo Cruz. O título é um reconhecimento pelo desempenho dos dois serviços da Secretaria Estadual de Saúde (Susam), neste ano, observando critérios como qualidade na assistência, qualidade do leite processado, capacitação e qualificação das equipes profissionais, entre outros itens.


O secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, disse que o credenciamento reflete o empenho das equipes que atuam para manter elevados os padrões deste serviço, que tem características muito especiais. “O leite coletado por esses serviços é fundamental para atender, principalmente, aquelas crianças que nascem prematuras e precisam ficar internadas para receber tratamento intensivo. O trabalho de arregimentar mães doadoras e garantir que o leite seja processado dentro de rigorosos padrões de qualidade exige, de fato, enorme dedicação e comprometimento das equipes”, afirmou o secretário.

O Programa Iberoamericano de Bancos de Leite Humano foi implantado em 2012 e o processo de credenciamento das unidades, com o objetivo de obter o certificado de excelência, é realizado anualmente. Neste ano, um total de 176 bancos de leite de todo o País receberam o certificado, incluindo as categorias bronze, prata e ouro. O anúncio das unidades credenciadas foi feito durante o Encontro de Coordenadores de Bancos de Leite de Referência Estadual, no Rio de Janeiro. O credenciamento é uma ação estruturante e reguladora, que tem o objetivo de garantir o funcionamento das unidades dentro dos padrões de qualidade já normatizados pela Rede de Bancos de Leite Humano brasileira.

A coordenadora do Banco de Leite do Amazonas, Elizabeth Hardman, frisa que o trabalho desenvolvido pelos Bancos de Leite não se restringe à coleta e processamento do leite para distribuição às maternidades. “Para manter o serviço funcionando é necessário executar toda uma estratégia de apoio, estímulo e fortalecimento do aleitamento materno, sempre destacando a importância desta prática para a saúde das crianças e das mães. Em sua rotina, as equipes dos Bancos de Leite precisam atuar fortemente junto à comunidade numa parceria que é fundamental para o funcionamento do serviço”, destacou Elizabeth.

Ana Hilda Menezes, que coordena o Banco de Leite Galileia, também salientou os esforços das equipes para fidelizar as mães doadoras e estar sempre em busca de novas colaboradoras para o serviço. “Dependemos mesmo desta valiosa colaboração para manter nossos estoques, então é necessário que a equipe esteja o tempo todo empenhada”, afirmou.

Participação na ENAM – Os Bancos de Leite da Susam irão participar das atividades do XIII Encontro Nacional de Aleitamento Materno (ENAM), que acontece de 26 a 28 deste mês, em Manaus, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). No dia 25, quando o evento espera reunir, no Anfiteatro da Ponta Negra, mais de 1000 mulheres amamentando, as equipes dos Bancos de Leite estarão com um estande funcionando no local, para orientar as mães sobre a importância do aleitamento materno para a saúde do bebê e da mulher, as técnicas corretas para uma boa amamentação, entre outros temas.  “Será também mais uma oportunidade para divulgarmos o serviço prestado pelos Bancos de Leite e a importância da colaboração das mães doadoras”, disse Wilson Alecrim.

Artigo anteriorDesemprego no PIM é reflexo da política econômica do Brasil, diz Abdala Fraxe
Próximo artigoProcurador-geral dá parecer contra regime aberto de João Paulo Cunha

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui