Ministério Público move ação para regularizar gestão de resíduos sólidos em Barcelos

Descarte irregular de resíduos sólidos - Foto: Divulgação

O Ministério Público do Amazonas (MPAM) ingressou com uma ação civil pública contra o município de Barcelos para corrigir irregularidades ambientais e exigir a implementação de um Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS), conforme determina a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010).


Investigações apontaram que a prefeitura ainda não adotou o plano e descarta resíduos de forma inadequada em áreas irregulares, sem licença ambiental. Um dos depósitos fica ao lado do aeroporto municipal, representando risco para a aviação. Apesar de afirmar que a coleta de resíduos ocorre regularmente e que o plano está em fase de elaboração, a gestão municipal não apresentou avanços concretos.

O descarte inadequado pode causar contaminação do solo e do lençol freático, além de favorecer a proliferação de vetores de doenças, impactando a segurança alimentar da população. O MPAM solicita que a Justiça determine a elaboração e implementação do PMGIRS em até 180 dias, a destinação correta dos resíduos e a recuperação das áreas degradadas.

Fonte: mpam

Artigo anteriorEscola de Manaus conquista Prêmio Nacional de Gestão Educacional pelo segundo ano
Próximo artigoIML busca por familiares de homem vítima de arma branca em Manaus

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui