
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, será a entrevistada do programa “Bom Dia, Ministra” desta quarta-feira, 17 de julho. Produzido pela Secretaria de Comunicação Social (Secom) em parceria com a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), o programa contará com a participação de radialistas de diferentes regiões do país, a partir das 8h.
Durante a entrevista, a ministra detalhará o novo edital do programa Mais Médicos, que oferece 196 novas vagas para assistência aos povos tradicionais nos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs). Desde o início da atual gestão, o número de médicos nos territórios indígenas cresceu 123%, passando de 242 em 2022 para 541 atualmente, com a expectativa de ultrapassar 700 médicos em atuação nos territórios. Recentemente, o Ministério da Saúde lançou o primeiro edital da história do programa para chamamento de médicos com vagas reservadas para pessoas com deficiência e grupos étnico-raciais, como negros, quilombolas e indígenas. Foram abertas 3,1 mil vagas, com um recorde de 33 mil inscrições.
Outro tema a ser abordado pela ministra será o Farmácia Popular, que agora oferece 95% dos medicamentos e insumos de forma gratuita. Em comemoração aos 20 anos do programa, medicamentos para colesterol alto, doença de Parkinson, glaucoma e rinite poderão ser retirados gratuitamente pela população de todo o país. Estes foram acrescentados à lista de medicamentos já gratuitos, que inclui tratamentos para diabetes, hipertensão, asma, osteoporose, anticoncepcionais e absorventes. Pelo menos 3 milhões de usuários serão beneficiados, com economia de até R$ 400 ao ano para cada um.
A ministra também falará sobre os avanços na imunização infantil e a recente conquista do Brasil em sair da lista dos 20 países com mais crianças não imunizadas no mundo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), o número de crianças brasileiras que não receberam nenhuma dose da DTP1 caiu de 418 mil em 2022 para 103 mil em 2023. Em 2023, o Ministério da Saúde registrou aumento nas coberturas vacinais de 13 dos 16 principais imunizantes do calendário infantil do Programa Nacional de Imunizações (PNI), destacando-se as vacinas contra poliomielite, pentavalente, rotavírus, hepatite A, febre amarela, meningocócica C, pneumocócica 10, tríplice viral e reforço da tríplice bacteriana.
O programa Mais Acesso a Especialistas também será discutido pela ministra Nísia. Com o objetivo de ampliar e qualificar o acesso à Atenção Especializada em Saúde, o Governo Federal investirá R$ 1 bilhão em 2024 para aumentar a disponibilidade de consultas, exames e outros procedimentos diagnósticos e terapêuticos, reduzindo filas e tempos de espera.
Adicionalmente, a ministra discutirá o aprimoramento no atendimento primário nas Unidades Básicas de Saúde. O novo ciclo de cuidado elaborado pelo ministério prevê mais equipes chegando a locais sem assistência adequada e ampliando o horário de atendimento até as 22 horas. A meta é criar, até 2026, 2.360 Equipes de Saúde da Família, 3.030 Equipes de Saúde Bucal e 1 mil equipes multiprofissionais, visando alcançar 80% de cobertura de pessoas com acesso a atendimento de qualidade na Atenção Primária.