
O governo peruano está realizando em Manaus a Missão Comercial e Logística Peru-Brasil. Hoje (3), haverá uma rodada de negócios, a partir das 9h, no Hotel Holliday Inn, no Distrito Industrial.
O encontro reunirá empresas do Peru dos setores de alimentos, vestuário, artigos plásticos e de serviços logísticos, com empresários e setores econômicos do Amazonas, principalmente do Polo Industrial de Manaus (PIM).
“O Brasil é um sócio comercial muito importante para o Peru e na Amazônia se geram muitas oportunidades para o intercâmbio comercial e o desenvolvimento de nossos povos. Trouxemos 12 exportadores que vão ter reuniões com exportadores brasileiros para identificar oportunidades de negócios e identificar as brechas para fortalecer a conectividade entre os países”, avaliou a vice-ministra de Comércio Exterior do Peru, Teresa Mera.
Mera destacou o fortalecimento das relações comerciais entre os países, especialmente na Amazônia. Ainda segundo a vice-ministra, o Brasil é o sexto maior investidor e sócio comercial.
Futuramente, o Brasil deve ampliar o comércio transfronteiriço através do megaporto de Chancay, no Peru, construído pela China em parceria com o governo peruano. Essa é a expectativa do presidente da Federação das Empresas de Transportes de Cargas da Amazônia (Fetramaz), Irani Bertolini.
“O Porto de Chancay já está pronto. Eles pretendem fazer uma ferrovia que vai sair do porto e que passará pelo Acre, Rondônia até o Mato Grosso. Esse vai ser o elo de ligação com o Brasil”, disse Bertolini.