Mobilização para vacinar crianças contra influenza acontece no próximo sábado (27)

Foto: Altemar Alcântara/Semcom

Em busca de alcançar a meta de imunização de crianças na Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza e da necessidade de proteger as crianças contra os vírus da gripe, a Prefeitura de Manaus vai promover na manhã do próximo sábado, 27/6, uma mobilização para imunizar exclusivamente a população na faixa etária de seis meses até 5 anos, 11 meses e 29 dias. As equipes irão atuar, das 8h às 12h, em 133 pontos estratégicos de todas as zonas urbanas de Manaus.

O secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, explica que as crianças nessa faixa etária representam um dos 16 grupos prioritários para a imunização contra a influenza, indicados pelo Ministério da Saúde, mas tem sido registrado um baixo comparecimento de pais e responsáveis levando os filhos até Unidades de Saúde para a aplicação da vacina.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) também realizou uma primeira mobilização em um sábado, dia 6 de junho, com 173 postos instalados para a vacina exclusiva de crianças. “Com todas essas estratégias, a Semsa já imunizou 101.218 crianças desde o início da terceira etapa da campanha, mas os dados mostram que 90.460 crianças continuam desprotegidas. E a mobilização no próximo sábado é mais uma oportunidade para que pais e responsáveis levem as crianças até um posto de vacinação”, destaca Marcelo Magaldi.

Segundo a chefe da Divisão de Imunização da Semsa, enfermeira Isabel Hernandes, a mobilização, na manhã de sábado, terá equipes concentradas atuando em unidades de saúde e outros pontos estratégicos, como escolas e associações comunitárias, mas os profissionais irão trabalhar também de forma volante, dependendo da demanda, com busca ativa de crianças em locais de maior circulação de pessoas.

A recomendação é que pais e responsáveis compareçam ao posto de vacina apresentando o Cartão de Vacina da criança e o Cartão SUS (Sistema Único de Saúde). A lista com o endereço dos 133 pontos estratégicos para vacinação pode ser acessada no site da Semsa (semsa.manaus.am.gov.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui