Mototaxistas de Tabatinga recebem kit de segurança do Projeto Motociclista Lega

Foto: Divulgação/Detran-AM

Grávida de quatro meses do primeiro filho, a dona de casa Suzana do Nascimento, de 22 anos, comemorou o reconhecimento do Governo do Amazonas, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM), ao marido dela, o mototaxista Bruno Pereira, e aos mais de 100 profissionais da categoria de Tabatinga (a 1.108 quilômetros de Manaus). Eles receberam, na terça-feira (19/04), kits de capacete e colete do projeto Motociclista Legal.


“Eu sei que agora, com ele capacitado e com esse kit, as coisas vão ficar melhores. Vai ter mais passageiros e, se Deus quiser, mais um dinheirinho”, disse Suzana.

Foto: Divulgação/Detran-AM

Bruno, de 33 anos, atua como mototaxista há mais de 10 anos. Da profissão tirou o sustento para manter o primeiro casamento, do qual teve duas crianças, e o atual, de onde virá, nos próximos meses, mais um filho.

“Graças a essa atenção dada pelo governo, minha condição de trabalho vai melhorar e eu poderei me sentir mais seguro. A gente só tem a agradecer, porque nossa classe estava esquecida”, lembrou.

Assim como Bruno, centenas de mototaxistas de Tabatinga comemoram o reconhecimento que o Governo do Estado tem dado à classe, por meio do projeto Motociclista Legal. “Somos pais de família, nós levamos a economia do interior na nossa moto e estava na hora de sermos reconhecidos”, disse Pedro Oliveira, presidente da Associação Azul de mototaxistas de Tabatinga.

Foto: Divulgação/Detran-AM

Habilitação – Tabatinga tem mais de 1.000 mototaxistas, mas menos da metade possui Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Como o projeto Motociclista Legal só prevê a entrega dos equipamentos de segurança para habilitados, maiores de 21 anos e com mais de dois anos de CNH categoria A, muitos profissionais acabaram não sendo contemplados.

Nesse caso, muitas dessas pessoas tiveram acesso a outro projeto do programa Detran Cidadão: o CNH Social. Por meio da iniciativa, mais de 90 pessoas, dentre elas alguns mototaxistas, já foram beneficiadas em Tabatinga com o curso gratuito para a obtenção da CNH. Muitos ainda aguardam a próxima lista do projeto para terem a tão sonhada habilitação e, com ela, acesso aos benefícios do Motociclista Legal.

O Motociclista Legal oferece curso de especialização e de atualização para mototaxistas, um kit de segurança com capacete e colete e, ainda, a possibilidade do acesso a financiamento de até R$ 5 mil junto à Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam).

Artigo anteriorCancelamentos de títulos eleitorais estão suspensos
Próximo artigoServiços de urgência e emergência serão mantidos durante feriado e ponto facultativo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui