
Um impasse entre a classe de mototaxistas e demais categorias de transportes individuais, será o tema de audiência pública no município de Rio Preto da Eva, amanhã, segunda-feira (29). A reunião está marcada para às 09h00 na Câmara Municipal de RPE, por iniciativa do deputado Augusto Ferraz (DEM), que, também, será o mediador da audiência que contará com representantes de órgãos competentes e das categorias envolvidas.
Entre os convidados estarão representantes da Prefeitura Municipal, da Câmara Municipal, do DETRAN-AM, das Associações de Taxistas, Taxi-frete, Mototaxistas, da Promotoria de Justiça de Rio Preto da Eva, e dos trabalhadores informais. A iniciativa é conjunta dos deputados Wanderley Dallas (PMDB), presidente da Comissão de Transporte, Trânsito e Mobilidade da ALEAM, e Augusto Ferraz (DEM).
A audiência é fruto de uma demanda repassada ao deputado estadual Augusto Ferraz (DEM), que recebeu diversas denúncias quanto ao desempenho da atividade paralela e ilegal do transporte em toda a abrangência do município. Relatos indicam que cargas e passageiros são conduzidos sem fiscalização, sem normatização, ou seja, sem regulamentação destes modais.
De acordo com Cleonildo de Brito, presidente da Associação dos Mototaxistas “Azulzinho”, a informalidade prejudica os profissionais regulamentados oferecendo um serviço de baixa qualidade e que não oferece nenhuma segurança para o usuário.
O deputado Augusto Ferraz espera que os debates possam solucionar o problema. “A Audiência Pública em parceria com o deputado Wanderley Dallas reforça o papel do Legislativo de fiscalizar e dá oportunidade para a população, aos usuários do sistema e as entidades representativas das categorias para se manifestarem”, ressalta o parlamentar.